05/03/2012
05/03/2012
O 2º congresso estadual da UGT - União Geral dos Trabalhadores do Estado do Paraná, UGT-PARANÁ, realizado nos dias 2 e 3 de março em Curitiba, tendo como temas a Copa do Mundo de 2014" e as "Olimpíadas de 2016", com ênfase na qualificação profissional e no empreendedorismo, reuniu 513 delegados e delegadas sindicais, representando 189 entidades filiadas à UGT no estado, em clima de muita união.
A abertura contou com a presença de diversas lideranças sindicais nacionais, dentre as quais o presidente nacional da UGT Ricardo Patah
do vice-presidente Enilson Simões de Moura, o "Alemão"
do secretário-geral Canindé Pegado
do secretário de relações institucionais Miguel Salaberry
do secretário nacional de fomento institucional, Gilmar Pedruzzi
do secretário de organização, Chiquinho Pereira
dos presidentes da UGT-RS, Paulo Barck e da UGT-SC, Waldemar Schultz, o "Mazinho", e da UGT-RJ, Nilson Duarte que foi um dos palestrantes sobre o tema da Copa do Mundo de 2014.
O presidente nacional da UGT, companheiro Ricardo Patah, elogiou o trabalho realizado pela central no estado, afirmando que a participação efetiva dos comerciários e bancários na chapa eleita mostra que a UGT-PARANÁ é uma das regionais mais politizadas e que ele não tem dúvidas do crescimento maior ainda da estadual.
"Esse momento é histórico para nós da UGT, pois aqui no Paraná temos grandes lideranças sindicais aptas a exercer funções que façam a nossa central crescer ainda mais", disse Patah.
Dentre as autoridades políticas, a presença do deputado federal Eduardo Sciarra (PSD-PR)
do prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues (PSD)
do vereador e 1º Secretário da Câmara Municipal de Curitiba, Celso Torquato (PSD)
do Assessor Especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo que representou o Ministro Gilberto Carvalho
do diretor da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Biratã Giacomoni que representou o presidente da FIEP, Edson Campagnolo
do secretário municipal do trabalho e emprego de Curitiba, Paulo Bracarense, que representou o prefeito de Curitiba Luciano Ducci
do Procurador-Geral do Ministério Público do Trabalho no Estado do Paraná, Dr. Ricardo Bruel da Silveira
do Chefe da FUNDACENTRO no Paraná, Adir de Souza.
Mário Celso Cunha, Secretário do Estado do Paraná para Assuntos da Copa do Mundo 2014, fez excelente explanação sobre os preparativos e as obras em andamento em todo o estado do Paraná relativas a Copa 2014. "Gostaríamos de parabenizar a UGT-PARANÁ e ao presidente Paulo Rossi, que tive o prazer em trabalhar com ele quando esteve na superintendência da secretaria municipal do trabalho e emprego. Esse debate, para nós do governo do estado do Paraná, é de fundamental importância, pois estamos qualificando milhares de trabalhadores visando a preparação para esse evento que trará mais avanços econômicos e sociais para o nosso estado. Quero convidar a UGT para ser a nossa parceira na qualificação desses trabalhadores", concluiu o secretário.
Outras palestras que tiveram participação efetiva do plenário, foram: "Congresso Nacional e o Movimento Sindical" que teve como palestrante o assessor do DIAP, André Luis dos Santos e sobre o "Empreendedorismo e as oportunidades de geração de emprego e renda na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016", cujo palestrante foi o Secretário Nacional de Empreendedorismo da UGT e presidente licenciado do SINDIMEI - Sindicato dos Empreendedores Individuais do Estado de São Paulo, José Artur Aguiar.
Tendo como tema "O Trabalho Decente nas obras da Copa do Mundo de 2014", o presidente da UGT do Estado do Rio de Janeiro, Nilson Duarte, mostrou como estão os preparativos do estádio do maracanã e como foi a greve liderada pela UGT-RJ nas obras que resultaram em melhores condições de segurança e melhores salários para centenas de trabalhadores envolvidos nas obras.
Outro debatedor foi o chefe da FUNDACENTRO no Paraná, Adir de Souza, que explanou sobre os trabalhos realizados pela fundação no Paraná e das parcerias que as entidades sindicais podem firma, bem como da aplicação das normas coletivas.
No decorrer dos trabalhos, foram recebidos o deputado federal Ratinho Júnior (PSC-PR) e o deputado estadual Ney Leprevost (PSD).
O presidente da sessão eleitoral Miguel Salaberry Filho, secretário nacional de relações institucionais da UGT, foi secretariado pelo companheiro Wagner de Souza, que é secretário nacional-adjunto para relações internacionais da UGT, sendo que o presidente Paulo Rossi, foi reeleito para mais um mandato à frente da UGT-PARANÁ, tendo como 1º vice-presidente Leocides Fornazza, presidente do Sindicato dos Comerciários de Maringá
2º vice-presidente Marcelo Urbaneja, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Londrina
3º vice-presidente Edionir Piaia, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Particulares de Cascavel
4º vice-presidente Joel Martins Ribeiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas da Região Sul do Paraná, e a bancária Iara Freire sendo eleita para ocupar a secretaria-geral da entidade.
Além dos mais de 100 dirigentes eleitos para a direção estadual, fazem parte do órgão colegiado da UGT-PARANÁ e compõe a chapa "União em Prol da Classe Trabalhadora" na condição de vices-presidentes, os dirigentes das seguintes federações filiadas à UGT: Gladir Basso - Federação dos Bancários
Vicente Silva - Federação dos Comerciários
Clair Spanhol - Federação dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Mário Cordeiro - Federação dos Trabalhadores na Saúde e Luiz Carlos de Oliveira - Federação dos Servidores Públicos do Estado do Paraná.
"Quero mais uma vez agradecer o apoio e a confiança de todos que acreditaram e acreditam no nosso projeto. Tenho a convicção de que a UGT no Paraná vai crescer mais ainda em qualidade com a ajuda e dedicação desses companheiros e companheiras que se juntaram à nós para fazermos da UGT um exemplo a ser seguido pelas demais entidades. Não posso deixar de ressaltar o desprendimento dos companheiros Marcelo Urbaneja e Edionir Piaia e da companheira Regina Freitas, pois sem o apoio deles, essa União não teria acontecido. Meu muito obrigado aos membros da comissão organizadora do nosso 2º congresso e as regionais Oeste, Norte e Litoral da UGT-PARANÁ, pois sem o apoio deles não teríamos realizado um dos melhores e mais representativo congresso já realizado por uma central sindical em nosso estado", disse emocionado o presidente reeleito Paulo Rossi.
Fonte: UGT Paraná"
UGT - União Geral dos Trabalhadores