24/02/2012
24/02/2012
O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, filiado à UGT, esteve nos locais indicados nos editais de pró-fundação dos novos Sindicatos e não encontrou ninguém da comissão organizadora.
Sempre há tentativas de desmembrar a base do Sindicato que há 70 anos representa a categoria comerciária. Esse divisionismo se dá por iniciativa de pessoas notoriamente vinculadas à industria da criação de Sindicatos" em total desacordo com a vontade dos trabalhadores.
No domingo (19), terça-feira (21) e quinta-feira (23), essas iniciativas foram desmascaradas em São Paulo, quando dirigentes do Sindicato dos Comerciários, da Federação Estadual (Fecomerciários) e líderes comerciários constataram a tentativa de fraude à legislação trabalhista.
Essas práticas ilegais acontecem em todo Brasil. Assim, numa tentativa de combater as invasões de base, onde já existem entidades representativas dos trabalhadores, representantes dos Comerciários, das Federações e Sindicatos de todo país, estão fazendo mobilizações pelo fim da criação de sindicatos ilegais.
Mobilização - Uma carta foi elaborada denunciando as práticas antissindicais, contrárias às orientações da Organização Internacional do Trabalho - OIT, alertando as autoridades constituídas, o Ministério Público e o Judiciário para tal procedimento.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Comerciários de SP"
UGT - União Geral dos Trabalhadores