28/12/2011
28/12/2011
Nesta terça-feira (27), Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ademir Camilo, deputado federal e presidente da UGT-MG, juntamente com representantes dos trabalhadores do transporte de cargas de São Paulo, foram recebidos pelo prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab. O encontro teve como objetivo ampliar as discussões referentes à regulamentação que restringe a circulação de veículos pesados no município.
A medida, que visa melhorar a situação caótica do trânsito na cidade de São Paulo, restringindo caminhões, também, na Marginal Tietê causou o receio por parte do empresariado, que alega a inviabilidade no abastecimento do município e reajuste nos preços do transporte e pela classe trabalhadora que teme ao aumento dos níveis de desemprego para o setor.
Segundo o Patah, é fundamental para a melhoria do fluxo na cidade que veículos pesados respeitem as normas de restrição, mas é preciso haver alternativas. A classe trabalhadora não pode ser afetada. É preciso haver um debate mais amplo para se chegar a um consenso em relação à fluidez do transito e a atividade de transporte de cargas pesadas", explica o sindicalista.
Diante disso, Kassab aceitou a proposta feita pelo sindicalista de adiar a aplicação das multas, que começariam no início de 2012. O adiamento vai até o próximo dia 31 de janeiro.
Comissão tripartite
No encontro foi deliberada a criação de uma comissão composta por representantes da prefeitura, da classe trabalhadora e empresarial.
A comissão terá a incumbência de buscar alternativas para as questões que envolvem o transporte de cargas pesadas na cidade de São Paulo.
Para o deputado federal Aldemir Camilo, o resultado do encontro foi um presente de fim de ano, mas é preciso intensificar as ações. "Sabemos que medidas como essa são importantes para a melhoria do fluxo na cidade, contudo a classe trabalhadora não pode ser prejudicada e a criação dessa comissão é fundamental na ampliação dos debates que envolvem esse tema", esclarece o parlamentar.
Restrições
Em setembro de 2010, passou a valer à medida que restringiu a circulação de veículos pesados na Marginal Pinheiros, Avenidas dos Bandeirantes, Afonso D'Escragnole Taunay e Roberto Marinho.
Gradativamente, a medida foi estendendo para outras regiões da cidade e no início de novembro, último, o prefeito Gilberto Kassab anunciou a ampliação da restrição, também, para a Marginal Tietê e outras oito vias: Avenidas Marquês de São Vicente, dos Estados, Paes de Barros, Presidente Wilson, Tancredo Neves, Juntas Provisórias, Salim Farah Maluf e Hermano Marchetti.
A restrição ao tráfego acontecerá de segunda-feira a sexta-feira, entre 4h e 10h e das 16h às 22h.
Por Fábio Ramalho - Redação UGT"
UGT - União Geral dos Trabalhadores