16/12/2011
14/12/2011
A 2ª Conferência Nacional de Juventude aconteceu em Brasília e contou com a presença de mais de 2.000 jovens de todo Brasil, dentre os quais 12 dirigentes da UGT de 11 estados diferentes, em sua maioria Secretários de Juventude das UGT's Estaduais.
A participação deste coletivo foi muito destacada no evento. Atuaram verdadeiramente como uma delegação de sindicalistas que tem propostas e argumentos para os debates, além de demonstrarem unidade de pensamento e ação nas tarefas dos Grupos de Trabalho Temáticos e nas Plenárias Deliberativas.
A tradicional camisa branca e vermelha da UGT foi uniforme dos dirigentes da UGT Jovem durante todos os dias da Conferência, outro fator que contribuiu para que a presença da central fosse ainda mais marcante e visível.
O principal produto da Conferência foi uma Plataforma Política aprovada na Plenária Final e que integra um conjunto de diretrizes que devem se tornar referência para o avanço dos Marcos Legais de Juventude e para elaboração de Políticas Públicas para Juventude nas mais variadas pastas do Estado, tendo como valor a participação ativa dos jovens.
A bancada da UGT Jovem concentrou energia nas discussões do Eixo Temático 1: Direito ao Desenvolvimento Integral" e logrou emplacar a proposta da "Implementação da Agenda Nacional de Trabalho Decente para Jovens" como uma das propostas prioritárias no resultado final da conferência.
"Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!" foi o lema da 2ª Conferência Nacional da Juventude. E a UGT Jovem, com unidade e respeito à diversidade, contribuiu com esse momento histórico para a juventude Brasileira em defesa desse segmento social, que hoje representa 53 milhões de jovens."
UGT - União Geral dos Trabalhadores