30/11/2011
30/11/2011
O vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Salim Reis, recebeu na manhã desta quarta-feira (30), na sede nacional da entidade, em São Paulo, a visita de uma delegação chinesa composta por representantes do governo Chinês e da sociedade civil.
O encontro que serviu como intercâmbio foi a oportunidade para a troca de experiências, principalmente, no que se refere à area de sustentabilidade ambiental.
Participaram também do encontro o presidente da Câmara Brasileira de Relações Exteriores, Isaias Guimarães e o secretário de cultura de Carapicuíba, Luiz Carlos Magalhães Peixoto.
Segundo Li Jian, representante da delegação, ambos os países desenvolvem um trabalho muito importante nas questões que envolvem o meio ambiente, mas o Brasil é um país muito grande e que precisa preservar suas reservas de mata nativa e recuperar o que já foi degradado, situação similar ao que acontece na China.
Salim enfatizou a luta da UGT pelo fortalecimento da sustentabilidade e no que refere ao enfrentamento aos crimes ambientais.
Atualmente, sustentabilidade ambiental é o termo que está em alta no Brasil, mas apenas 11% de todo o lixo produzido no país é reaproveitado. Um número ainda baixo para as dimensões geográficas brasileiras, contudo uma grande iniciativa na luta por uma sociedade que convive em harmonia com o meio ambiente, pois quase a totalidade de latinhas e garrafas PET são reaproveitadas, entretanto plástico, vidro, aço entre outros materiais são pouco aproveitados nesse processo de reciclagem.
Cultura
Por ser um país miscigenado e rico culturalmente, o Brasil desenvolve diversas ações relacionadas à preservação de raízes culturais e inclusão social.
A UGT, em sua última Plenária Nacional, aprovou a criação da Secretaria Nacional de Cultura, o que gerou interesse e elogios quanto a iniciativa da central em ampliar suas ações voltadas a cultura nacional.
Por Fábio Ramalho - Redação UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores