Militantes lançam campanha Para expressar a #liberdade! Uma nova lei para um novo tempo

28/08/2012

Nesta segunda-feira (27), o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) entidade que é composta pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) juntamente com entidades do movimento, oficializou em diversos estados brasileiros a campanha nacional Para expressar a liberdade! Uma nova lei para um novo tempo".

Os atos que ocorreram no Rio de Janeiro, Curitiba Distrito Federal, Aracaju, São Paulo, Vitória e Belém reuniram militantes dos movimentos sociais e sindicais que protagonizam a luta pela democratização da comunicação e aconteceram no dia em que a atual legislação que regula o funcionamento das rádios e televisões no país completou 50 anos de existência.

Em São Paulo, o lançamento da campanha aconteceu histórico auditório do Sindicato dos Jornalistas que, completamente tomado pela militância, contou com a presença da professora Marilena Chauí, que descreveu os motivos pelos quais prefere não dar entrevistas e porque é preciso ver a construção do novo marco regulatório como as regras para coibir a violência midiática brasileira. "É absurdo a mídia falar em formadores de opinião, pois isso tira da sociedade o poder de se expressar e de ter opinião própria sobre qualquer tema", explica a professora.

Rosane Bertotti, coordenadora geral do FNDC fez o lançamento oficial da campanha e enfatizou que o Fórum fez a convocação e se empenhou na mobilização, mas a partir de agora, esta é uma campanha de todos que militam pela causa e lutam por uma comunicação livre.

Segundo Marcos Afonso, diretor de imprensa da UGT a campanha é uma ação que quebra o argumento dos conglomerados da comunicação do país que,não querendo a construção de um novo marco, alegam para a sociedade que esta é uma forma de atentar a liberdade de expressão.

No domingo a campanha foi lançada no Recife e nesta terça e quarta-feira,os estados de Aracaju, Maceió também farão seus lançamentos.

Saiba mais sobre essa campanha acessando pelo endereço http://www.paraexpressaraliberdade.org.br

Plataforma para as eleições 2012

Visando a importância de se construir uma comunicação cada vez mais plural e democrática, a Frente Paulista Pelo Direito a Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex), elaborou uma plataforma que esta sendo entregue para que os candidatos paulistas levem as propostas para a câmara dos vereadores.

Para ler a integra da plataforma acesse o site http://frentex.org

Por Fábio Ramalho - Redação UGT"