05/09/2011
05/09/2011
Reportagem publicada - e com chamada na primeira página - na edição de sexta-feira do jornal americano Los Angeles Times" apresenta histórias de brasileiros que deixaram o sonho americano para trás após a crise de 2008 em busca de uma vida melhor da volta ao Brasil. O retorno não se deveu à concretização do desejo dos que imigram para os EUA - ganhar dinheiro suficiente para voltar ao país natal e iniciar uma vida próspera -, mas à certeza de que a terra das oportunidades hoje é o Brasil.
- Desde que a crise econômica atingiu os EUA há três anos, a economia brasileira segue crescendo e a moeda, o real, se valorizou significativamente frente ao dólar. A taxa de desemprego está em seu nível mais baixo historicamente, e a renda, especialmente das classes média e baixa, está crescendo rapidamente. Em muitos setores, os trabalhadores brasileiros ganham mais do que os americanos - diz o texto.
Segundo a reportagem, não são só os brasileiros que moram nos EUA que estão voltando, mas também os que estão em outros países ricos, como o Japão. Além disso, o fenômeno, confirmado pelo embaixador Eduardo Gradilone Neto, subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, afeta trabalhadores não qualificados e também os especializados.
Um dos brasileiros citados na matéria trabalhava na construção civil e chegou a ser pego pela Imigração. Agora, de volta ao Brasil, Marcos "Beto" Lopes da Silva, de 37 anos, ganha o equivalente a algo entre US$ 1.250 e US$ 2.500 com a venda de cartuchos para impressoras e diz que pretende voltar aos EUA, "mas só de passagem". (O Globo)"
UGT - União Geral dos Trabalhadores