23/08/2011
23/08/2011
Deputados reclamam que bancos desrespeitam os direitos do consumidor.As comissões de Finanças e Tributação
e de Defesa do
Consumidor realizarão nesta quarta-feira (24) um simpósio sobre o tema Sistema Financeiro Cidadão". A discussão foi proposta pelos deputados Roberto Santiago (PV-SP) e João Dado (PDT-SP).
Roberto Santiago, que é o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, afirma que o sistema financeiro brasileiro é um dos mais competitivos e lucrativos, mas habitualmente ocupa o primeiro lugar no ranking de reclamações do Sistema de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça e dos Procons.
"Os bancos são um dos setores da economia nos quais os consumidores enfrentam mais problemas para ter seus direitos respeitados. Em primeiro lugar, pela complexidade dos serviços
em segundo, pela desinformação
e em terceiro, pelo imenso poder econômico das empresas do setor", disse.
João Dado propôs a discussão atendendo a solicitação do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central. O deputado destaca que, de acordo com a Constituição, o sistema financeiro nacional deve ser estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade. "Assim, entendemos que é oportuna a discussão do sistema sob a ótica do consumidor bancário, da inclusão financeira, da redução das desigualdades regionais e sociais, do desenvolvimento com a geração de emprego e com a preservação ambiental", afirmou.
Foram convidados para o debate:
- o chefe do Departamento de Prevenção a Ilícitos Financeiros e de Atendimento de Demandas de Informações do Sistema Financeiro do Banco Central, Ricardo Liáo
UGT - União Geral dos Trabalhadores