07/07/2011
06/07/2011
Diretores e funcionários dos sindicatos filiados à Fethesp estiveream reunidos nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho para participar da segunda edição do Seminário sobre Medicina e Segurança do Trabalho. O evento aconteceu na Colônia de Férias da entidade, na Praia Grande/SP, com a presença expressiva de alunos. Na ocasião, os participantes acompanharam explanações e atividades dinâmicas coordenadas por Hugo Rodrigues de Oliveira e Rosinaldo Leão, ambos da empresa especializada em Segurança do Trabalho, SGI.
As Normas Regulamentadoras tratadas durante os três dias foram: 4, 5, 7 e 9. O ponto alto do seminário foi a simulação do processo eleitoral e instalação da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A dinâmica coordenada pelo presidente da FETHESP, Rogério Gomes, permitiu a melhor compreensão sobre o assunto e a participação de todos no cumprimento dos procedimentos. Para Rosiane Ferreira Tinoco, do SETH S.J. Rio Preto, a atividade contribui para a melhor compreensão do processo eleitoral e de implementação da CIPA. Mesclar palestras com a parte prática contribuiu para o evento ficar mais atraente e proporcionou conhecimento pratico além do envolvimento entre todos os colegas", destacou Rosiane.
No primeiro dia do evento, o Secretário Geral da UGT - União Geral dos Trabalhadores, Francisco Canindé Pegado do Nascimento participou da abertura solene do seminário. Em seu discurso, o secretário parabenizou a iniciativa do presidente da federação, Rogério Gomes, de orientar todos os sindicatos no quesito segurança no ambiente de trabalho. "A luta por melhores condições na jornada de trabalho é de todos nós. Precisamos estar juntos na redução dos números de acidentes causados no dia a dia de milhares de trabalhadores", ressaltou Canindé.
Apesar do número de acidentes no trabalho ser pequeno nas categorias representadas pela FETHESP, o diretor de Patrimônio Américo Gomes da Silva avalia que é condição sine qua non de nossos dirigentes aprender e se aprofundar na legislação vigente, principalmente por termos a aplicação das Normas Regulamentadoras propostas neste seminário (4, 5, 7 e 9), em todo segmento econômico no mercado de trabalho, como também por termos especificidades contidas em outras normas que serão tema para o III seminário que será realizado pela Federação. De acordo com o presidente da federação, a continuidade do processo de formação na área de medicina e segurança do trabalho terá seu terceiro seminário e o trabalho será feito a partir de outras normas contidas no ordenamento jurídico e na parte prática do seminário será feita a simulação de uma Sipat - Semana Interna de prevenção a Acidentes do Trabalho.
Fonte: Imprensa Fethesp"
UGT - União Geral dos Trabalhadores