30/06/2011
29/06/2011
Comandada Por Padre Ticão, Neto e diversos Coordenadores dos Movimentos por Moradias de São Paulo e Região Metropolitana, esteve em Brasília, em seu vigésimo segundo ano consecutivo, para Reivindicar atendimento à demanda por moradias Populares, Minha Casa Minha Vida e Credito Solidário.
Esta Caravana é a 22a Segunda ida à Brasília, com o mesmo objetivo de ampliar o atendimento à População de baixa renda que hoje esta sendo atendidas pelos Programas do Governo Federal.
Em são Paulo esta havendo a parceria entre a CDHU - Ministério das Cidades e Caixa econômica Federal, com a Participação de R$ 52.000,00 pelo Governo Federal e R$ 20.000,00 pelo Governo do Estado, com possibilidades também de Parceria com a Prefeitura de São Paulo, no Projeto Minha casa Minha Vida.
Além dos Movimentos tradicionais, Comunitário, Moradores e por Moradias, também participaram seguimentos que estão atuando com unidade de ação ou mesmo com unidade orgânica com as Centrais Sindicais, estes Movimentos acreditam, que a defesa dos Trabalhadores e de sua Classe vão além das relações Capital trabalho, por tanto além do Sindicalismo tradicional, acreditam mais, que esta unidade de ação pode ser a base da criação de um forte e autentico Movimento de Trabalhadores.
Neste cenário participaram Militantes de três correntes Sindicais: (Coordenadas pelo Movimento de Moradia), As Correntes da CUT, CTB, e UGT, lamentavelmente nesta ultima corrente, o Presidente da COBRAM - Confederação Brasileira de Associações de Moradores, companheiro Francisco Ferreira de Souza, filiada à UGT, Pela Primeira Vez não Pode participar.
Entre as negociações no Ministério das Cidades e Caixa econômica Federal, se destacou a possibilidade da compra antecipada de área destinadas a construção de moradias para famílias de O a 3" salários, afinal os Movimento Por Moradias estão em desvantagem em relação à empreiteiras, pois não têm capital para elaborar projetos ou comprar as áreas antecipadamente, as vezes trabalha a compra por um ano ou mais, ai vem uma empreiteira e compra a terra e atendendo ao mercado e não a faixa de menor rendimento.
O grande número de audiência obrigou o Movimento a dividir os participantes em grupos por afinidades
Moradia, saúde, educação, Cultura, Qualificação profissional, Mulheres, ação Social, Assistência Social, Esporte, Turismo e Justiça, (Afinal assassinato de Lideranças não ocorre só no Norte do País, nas aqui em São Paulo, a diferença é que, como não da ibope, não recebem a mesma atenção, isto até mesmo por nossas Organizações de Trabalhadores).
O que há de se destacar e a atenção recebida pelos Movimentos, se antes fomos recebidos muitas vezes pelo aparato de segurança, agora somos recebidos como representantes daqueles que não tem possibilidade de, ali estar, mas têm o direito de serem ouvidos e atendidos. VIVA O NOVO BRASIL.
Ficou marcada para Novembro, uma reunião de avaliação dos projetos e ou trabalhos em andamento, esta reunião com a Caixa econômica e o Ministério das Cidades poderá ser realizada em Brasília ou mesmo em São Paulo.
Só o Povo Salva o Povo
Tadeu Amaral
Secretario Executivo da UGT
CBC/CEAC/COBRAM/COLAPOM."
UGT - União Geral dos Trabalhadores