29/06/2011
29/06/2011
Aconteceu no dia 21 de junho, na sede do Ministério do Trabalho - MTE, mais uma reunião do Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional - FNAP, em cujo espaço tem assento a União Geral dos Trabalhadores. O Fórum foi criado em 2008 por uma portaria do MTE e tem dentre seus objetivos regimentais a promoção do debate acerca dos programas e dos marcos legais da aprendizagem profissional no Brasil.
A composição do fórum é ampla e democrática. Estão representados trabalhadores e empregadores, conselhos ligados ao tema, governo, sociedade civil e representantes de organizações formadoras. Todas atuando sob o princípio da primazia da paridade.
A principal pauta da reunião de ontem foi a alteração do regimento do FNAP que passa ater regras para a eleição de representantes para as cadeiras de Sociedade Civil e Instituições Formadoras. A UGT tem cadeira cativa e não disputa eleições.
Outra resolução da reunião foi o encaminhamento de pedido de consulta ao Ministro do Trabalho pedindo informações sobre em que pé está" o trâmite do Projeto Lei, de autoria do executivo, que estabelece a contratação de aprendizes pela administração pública. A intenção do colegiado do fórum é uma maior celeridade nestes trâmites e rápido envio do projeto ao Congresso para que este seja votado.
A UGT soma-se a este pleito com afinco por se tratar de uma demanda que muito interessa à juventude trabalhadora brasileira.
Alguns número interessantes:
2010 foram contratados 192.959 jovens aprendizes. A meta para este ano é a contratação de 800 mil jovens mas, segundo o CAGED, até abril de 2011 foram contratados somente 42.780, ou seja, muito aquém do esperado, apesar de este número representar um aumento percentual de 22,2% em relação ao mesmo período de 2010.
João Vidal - Secretário Adjunto de Juventude da UGT"
UGT - União Geral dos Trabalhadores