24/06/2011
24/06/2011
É com alegria e esperança que convocamos o I Encontro Nacional dos Pescadores Artesanais da UGT , que será realizado nos próximos dias 1, 2 e 3 de julho, na cidade de Praia Grande-SP. Tal Encontro tem por objetivo reunir as trabalhadoras e os trabalhadores da pesca artesanal e aquicultura para juntos debatermos e construirmos um plano de ação e lutas que possibilite o acesso às políticas públicas com vistas à superação das desigualdades.
Alegria, pois apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas para concretizar o nosso trabalho de organização no setor, aos poucos, temos superado todos os obstáculos e nos aproximamos cada vez mais das trabalhadoras e dos trabalhadores da pesca artesanal e da aquicultura. Aprendemos literalmente a pescar com os companheiros e as companheiras e esta troca de experiência riquíssima nos possibilitou entender as dificuldades que estão acometidas em pleno Século XXI.
Ao longo destes 11 meses de trabalho realizamos diversos encontros Estaduais, visitamos centenas de Colônias de Pescadores, Associações de Marisqueiras, Cooperativas de Trabalhadores Artesanais da Pesca, acompanhamos o seu dia-a-dia e percebemos que a vontade de vencer e transformar sua condição de vida é inerente a todos(as) os(as) trabalhadores(as) que vivem da pesca e da cata de mariscos, de Norte a Sul do Brasil.
Esperança, por acreditar que todo o esforço dos dirigentes e assessores da UGT, somados à ação dos(as) companheiros(as) pescadores propiciou a construção de diversas propostas de ações políticas, que combinadas, nos fornecem um caminho seguro para a representação de todas as Colônias e Associações rumo a conquistas de mais e melhores direitos e benefícios para todos(as).
O resultado imediato desta ação será a valorização e o resgate da cidadania plena, o fortalecimento das colônias de pescadores e associações, com vistas à estruturação de campanhas e lutas que promovam conquistas coletivas para todas(os) as(os) trabalhadoras e trabalhadores da pesca artesanal e aquicultura.
Viva as Pescadoras e os Pescadores do Brasil!
Ricardo Patah
Presidente da UGT
Lutar pela inclusão
Lutar para incluí-los na agenda de ação do movimento sindical, organizar ações que possibilitem o imediato acesso às políticas públicas existentes para o setor, tais como: acesso ao crédito, educação, saúde, moradia, organização e proteção social e previdenciária, reconhecimento sindical, formação técnica, capacitação e qualificação profissional, são elementos fundamentais para oportunizar a Francisco Pereira de Souza Filho todas(os) companheiras e companheiros condições efetivas para a superação das desigualdades e a melhoriada qualidade de vida.
No reuniremos Nacional dos Pescadores Artesanais da UGT I Encontro os representantes das colônias, associações de marisqueiras, isqueiras, catadores de siri, caranguejo, tratadores de couro, tecedores de rede, trabalhadores da piscicultura e tantos(as) outros(as) trabalhadoras e trabalhadores da atividade da pesca e aquicultura de todo o Brasil, para juntos construirmos um novo tempo, onde a exploração, o descaso e a ausência de políticas públicas sejam coisas do passado.
Tenho a certeza que ao investirmos na organização das companheiras e dos companheiros de todo o Brasil, a UGT dá um passo importante para reparar os danos causados pelos 23 anos de escuridão e servidão social que separaram o movimento sindical da organização das pescadoras e dos pescadores.
Auxiliar os mais de 1,2 milhão de trabalhadoras e trabalhadores da pesca artesanal é um dever da UGT. Por isto conclamamos a todos(as) que se juntem conosco nesta caminhada rumo a organização e o fortalecimento das(os) trabalhadoras(es) do setor.
E vamos juntos nessa luta para conseguirmos o nosso objetivo!!!
Francisco Pereira de Souza Filho (Chiquinho)
Secretário Nacional de Organização e
Políticas Sindicais da UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores