UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT luta pelos direitos dos imigrantes paraguaios


11/05/2011

11/05/2011
A União Geral dos Trabalhadores (UGT), em conjunto com as centrais CUT e Força Sindical e com apoio da CSA e da CSI, gestiona o projeto Vida e Trabalho Decente para os Trabalhadores(as) Paraguaios(as) no Brasil e Brasileiros(as) no Paraguai". O objetivo é incentivar as organizações de migrantes paraguaios, aproximando-os dos sindicatos, além de incentivar ações por igualdade de direitos e oportunidades. O projeto também conta com a colaboração da Japayke, uma associação de imigrantes que luta pelos direitos dos cidadãos paraguaios que vivem no Brasil.
De acordo com Gustavo Garcia, assessor de Políticas Públicas e Integração para as Américas da UGT, o projeto é dividido em duas fases. A primeira lutará pela regularização dos trabalhadores paraguaios e a segunda pela sindicalização deles. "Nossa luta é para acabar com o trabalho não regularizado dos migrantes, sem carteira assinada, que prejudica a sociedade toda. Os trabalhadores migrantes sem documentados não têm direitos e trabalham por salários reduzidos.Isso é inadmissível, pois, além de tudo, prejudica os trabalhadores formais, que acabam perdendo vagas para os migrantes, e vêm seu piso salarial reduzido devido à injusta competição com os irregulares", disse.
No próximo dia 22, a Japayke fará uma festa na Praça Nicolau de Barros, na Barra Funda, em comemoração ao bicentenário da nação paraguaia. Durante a festividade, que pretende reunir cerca de 500 migrantes, as centrais distribuirão material informativo para divulgar o projeto "Vida e Trabalho Decente para os Trabalhadores(as) Paraguaios(as) no Brasil e Brasileiros(as) no Paraguai", e darão assistência e informação aos migrantes sobre como regularizar sua situação."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.