UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

DOCUMENTO DO MOVIMENTO COMUNITÁRIO AO 2º - CONGRESSO DA UGT


05/05/2011

A UGT e sua Articulação com o Terceiro Setor (inclusive o das redes Sociais), Movimento de Moradores e por Moradia.
MOVIMENTO COMUNITÁRIO e UM VERDADEIRO MOVIMENTO DE TRABALHADORES.
Formar um VERDADEIRO MOVIMENTO DE TRABALHADORES, forte e único, com todas as formas de Organização da Classe Trabalhadora, Sindicatos, Associações de trabalhadores, Associações de Moradores, (A Organização do Trabalhador em seu local de Moradia), Cooperativas, Trabalhadores Informais, Movimentos Por: Moradia, Educação, Saúde, segurança, etc.

A Organização de moradores de bairros e favelas do Brasil, esta formado por moradores que vivem em condições de marginalização social, e é a expressão genuína do povo organizado que enfrentando a marginalidade e a injustiça social, assume o ato histórico de construir um futuro diferente e uma sociedade solidária em nosso País.
COMO ORGANIZAÇÃO DO POVO, FAZEMOS FÉ NO SEGUINTE:
1º - ACREDITAMOS NO DIREITO A VIDA, como manifestação de um direito natural que reclama pleno respeito à vida e as manifestações da mesma. Como tal requer um espaço vital para viver em urbanizações desenhadas e desenvolvidas com dimensões humanas, com ar não contaminado para respirar, de serviços públicos básicos com respeito à natureza, para exercer a plenitude e conquistar qualidade de vida digna a pessoa humana.

Acreditamos no direito de nascer. A vida é um dom sagrado, da concepção até a velhice. O individualismo, a ganância e o fanatismo têm levado o homem a cometer inúmeros atentados contra ela, até mesmo em nome de Deus.

2º - ACREDITAMOS NA LIBERDADE, como expressão de autonomia do ser humano, que desde seu nascimento merece pleno respeito, para poder desenvolver com plenitude toda capacidade e potencialidade. A liberdade de consciência, a liberdade de expressão, a liberdade de organização e a possibilidade de tomar opções livres na luta social e política, fundamental para o ser humano. A liberdade de cada pessoa deve harmonizar-se com a liberdade dos demais.
3º - ACREDITAMOS NA DIGNIDADE HUMANA, como tributo essencial do ser humano e que nutre todas as manifestações de sua vida.
4º - ACREDITAMOS NO VALOR UNIVERSAL DO TRABALHO, já que através do mesmo o homem transforma a natureza, produzem bens e serviços, necessários para sua vida e realiza seu destino pessoal e coletivo. O trabalho é um meio de libertação do ser humano e uma manifestação do dom criador e cooperador que caracteriza a vida de cada homem.
O trabalho, como fator de produção, tem primazia sobre o capital e sobre qualquer outro bem institucional.
A justa remuneração do trabalho determina a Justiça do ordenamento Sócio econômico da sociedade.
Para os moradores do Brasil a reivindicação do direito ao trabalho também é parte da vida.

5º - ACREDITAMOS NO BEM COMUM, já que não existe somente interesse individual e bens pessoais. Os homens, ao sentirmos parte de uma comunidade, somos responsáveis de preservar os bens comuns, por que devemos respeitar os bens patrimoniais que nos oferece a natureza e que não podem ser destruídos, sem destruir o conjunto da sociedade.
6º - ACREDITAMOS NA DEMOCRACIA REAL, (PARTICIPATIVA), como projeto histórico político da classe trabalhadora e com o Governo do Povo, pelo Povo e para o Povo. Por ele nos comprometemos na luta pela democratização da Sociedade Brasileira.
7º - ACREDITAMOS NO DESTINO UNIVERSAL DOS BENS, os bens oferecidos pela natureza e criados pelo homem não podem ser apropriados por uns poucos, que logo o utilizam como instrumento de poder. Todos os bens e os serviços devem estar ao alcance de todos os homens. Por tanto, se deve garantir o direito de propriedade a todos os homens da sociedade. Uma sociedade onde se consagra a existência de UNS POUCOS RICOS, cada vez mais ricos e A MAIORIA DA POPULAÇÃO POBRE, cada vez mais pobre, é a negação flagrante deste princípio. Os bens têm um destino universal e existe UMA HIPOTECA SOCIAL sobre a propriedade individual.
8º - ACREDITAMOS NA IGUALDADE, todos os seres humanos são iguais como sujeitos de direitos e deveres e não podem existir nenhuma forma de discriminação e nenhuma distinção por razão de raça, religião, sexo, situação social ou qualquer outra forma da negação da igualdade entre todos os homens.
Cremos na IGUALDADE DE OPORTUNIDADES, para o qual a sociedade deve oferecer oportunidade e possibilidades culturais, sociais, econômicas e políticas para desenvolver plenamente UMA QUALIDADE DE VIDA COERENTE E CONSEQÜENTE COM A NATUREZA HUMANA.
9º - ACREDITAMOS NA SOLIDARIEDADE, como reserva moral e política que une profundamente os seres humanos ao compartilhar necessidades e esperanças. A solidariedade é a base da unidade na luta comum por melhores condições de trabalho e de vida. A solidariedade é a riqueza fundamental dos Moradores, da classe trabalhadora, e dos povos da America Latina e Caribe, é o fermento que une a todos os moradores do Mundo. A solidariedade supera qualquer proposta de individualismo e egoísmo social.
10º - ACREDITAMOS NA JUSTIÇA SOCIAL, como principio orientador das relações sociais e da distribuição dos bens e dos serviços na sociedade. É contraria a Justiça Social toda forma de exploração do homem pelo homem ou do homem pelo Estado e condenamos A DITADURA DO ESTADO OU A DITADURA DO MERCADO.
11º - ACREDITAMOS NA PAZ, como manifestação de Justiça social e como expressão de uma convivência civilizada, humana e fraterna. Não pode existir paz quando se aglutinam os conflitos Sociais, se violam e atropelam os direitos humanos e se atentam contra as possibilidades de desenvolvimento da comunidade Nacional, Latino Americana e Mundial.
A Paz é obra da Justiça.A Paz é uma meta permanente da convivência humana.
12º - ACREDITAMOS NA PARTICIPAÇÃO PROTAGONICA DOS MORADORES, na construção de uma Sociedade democrática. A participação é um direito inalienável da pessoa humana e nós, os moradores reivindicamos este direito como uma questão essencial para superar o estado de Marginalidade Social e de exclusão em que nos encontramos.
13º - ACREDITAMOS NA VERDADE, como fundamento básico de nossos princípios. Nestes tempos em que a mentira e a corrupção, se apoderaram das instituições públicas e privadas, os Moradores do Brasil, sustentam o valor da verdade como caminho para conquistar nossa libertação, A VERDADE NOS FARÁ LIVRES.
14º - ACREDITAMOS EM NOSSA PRÓPRIA CAPACIDADE, E NO MOVIMENTO DOS MORADORES E DE TODOS OS TRABALHADORES, como expressão de poder do povo organizado.Nós os Moradores, como parte da classe trabalhadora, assumimos nosso compromisso de lutar por melhores condições de vida e de trabalho, por conquistar uma sociedade democrática, para lograr um novo desenvolvimento e a integração da America Latina. E nos incorporamos conscientemente e responsavelmente ao Movimento dos Trabalhadores para articular UM PODER POPULAR que seja capaz de produzir as mudanças necessárias a Sociedade Brasileira.

15º - ACREDITAMOS NA ECONOMIA SOLIDÁRIA, como resposta ao projeto onde o mercado é o regulador da vida e da morte, contrapondo à dignidade Humana.
16º - ACREDITAMOS NA COMUNIDADE LATINO AMERICANA DE NAÇÕES, como resposta ao domínio do mercado sobre a dignidade humana, na Nação grade Latino americana e caribe. Acreditamos profundamente em uma comunidade de homens e mulheres livres e em sociedades Democráticas e Participativas.
PROPOSTA:
Definição da UGT em relação à luta de Classe, de todas as formas de Organização dos Trabalhadores, inclusive por seu local de moradia, formando um forte e autentico Movimento de Trabalhadores. Ou reconhecidamente importante, mas apenas Sindical. Em tendo a concepção de Movimento de Trabalhadores.

1º - Que a UGT, assuma o papel de Movimento de Trabalhadores em todas as suas formas de Organização.
2º - A instalação da Secretaria de assuntos Comunitário da UGT, com as mínimas condições de consolidar este seguimento dentro da Central.
3º Consultar a Confederação, a CBC, Federações e Uniões, sobre os nomes a compor a Secretaria.
4º - Promoção de Seminários Regionais e Nacional para definirmos nossa estratégia e táticas para o Movimento Comunitário Nacional e Latino Americano, com ênfase a formação de Formadores, Dirigentes e Quadros do Movimento. (Temos um dos cinco melhores instrumentos de formação de Trabalhadores de toda a America Latina, o IPROS).
5º - A exemplo de outras Centrais, queremos apoio efetivo junto aos Órgãos Governamentais, com prioridade, ao Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Ministério da Justiça e Casa Civil.

6º - Apoio na elaboração e publicação do informativo do Movimento Comunitário na UGT. (Jornal, Pagina na WEB e correspondências).

7º - Apoio a Organização de Moradores de toda a America Latina através da COLAPOM - Confederación Latino Americana de Pobladores Marginados, como Organização da CSA/CSI.
O Movim


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.