26/04/2011
26/04/2011
Para celebrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado todos os anos no dia 28 de abril, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e as demais centrais sindicais além de Diesat e Dieese, realizará uma série de atividades nas capitais do Brasil e grandes centros. O objetivo é denunciar os acidentes, doenças e mortes causadas pelo trabalho, divulgando os direitos dos trabalhadores e cobrando tratamento digno para todos com atos públicos nas superintendências regionais do INSS.
Sob o tema Pela humanização das perícias do INSS e respeito ao código de ética médica", as atividades começam no dia 26 de abril com um ato de protesto no Centro de Convenções Sul América, do Rio de Janeiro, durante abertura do 3º Congresso Brasileiro de Perícias Médicas. No dia 28haverá uma audiência pública sobre as perícias médicas na Câmara dos Deputados, em Brasília, e uma audiência dos representantes das centrais sindicais com o ministro da Previdência Social, que ainda será confirmada.
Em todo o mundo milhões de trabalhadores se acidentam e centenas de milhares morrem no exercício do trabalho a cada ano. Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial.
No Brasil, no período de 2007 a 2009 as estatísticas oficiais contabilizaram dados alarmantes. Foram mais de 2,13 milhões de acidentes de trabalho, sendo que 35.532 trabalhadores ficaram permanentemente incapacitados e 8.158 perderam suas vidas nos locais de trabalho, muitos dos quais jovens, em plena idade produtiva, cujas mortes poderiam e deveriam ter sido evitadas.
Agenda
Dia 26 de abril
- Ato de protesto no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, às 9 horas.
Dia 28 de abril
- Audiência Pública sobre as perícias médicas na Câmara dos Deputados, em Brasília (Anexo 2 Plenário III), às 14 horas.
- Audiência dos representantes das centrais sindicais com o ministro da Previdência Social (a ser confirmada).
- Atos públicos nas superintendências regionais do INSS."
UGT - União Geral dos Trabalhadores