31/03/2011
30/03/2011
À propósito das declarações do deputado Jair Bolsonaro, do PP, do Rio, que, em programa de TV de alcance nacional ofendeu a população negra brasileira - a metade da população do país -, a Secretaria Nacional da Diversidade Humana da UGT, vem a público repudiar tais manifestações e anunciar que engrossará o movimento visando a cassação do mandato daquele parlamentar, indigno de ocupar uma cadeira no Congresso Nacional Brasileiro.
Não é de hoje que Bolsonaro - porta-voz da extrema direita militar, que durante a ditadura matou, torturou e sumiu com gente - ofende o povo brasileiro.
Desta vez, contudo, passou dos limites, ao fazer declarações de caráter abertamente racistas, o que configura a prática da apologia a um crime que a Constituição considera inafiançável e imprescritível.
Ao mesmo tempo em que repudia e rechaça tais declarações, a UGT manifesta a solidariedade dos trabalhadores filiados à Central, a cantora Preta Gil, gratuita e injustificadamente ofendida e, por extensão, a todas as mulheres negras brasileiras.
Pela abertura de processo contra o Deputado Jair Bolsonaro, visando a cassação do seu mandato por quebra de decoro parlamentar.
S. Paulo, 30 de março de 2011
MAGNO LAVIGNE
SECRETÁRIO NACIONAL DA DIVERSIDADE HUMANA DA UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores