25/03/2011
Com o objetivo de garantir princípios de Trabalho Decente na estruturação, desenvolvimento e finalização da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, será lançada no dia primeiro de abril a Campanha pelo Trabalho Decente para a Copa do Mundo". Organizado pela Confederação Sindical de Trabalhadores(as) das Américas (CSA), Confederação Sindical Internacional (CSI) e em parceria com as centrais sindicais, o evento acontecerá em frente ao estádio Maracanã, na capital do Rio de Janeiro.
Para Ricardo Patah, presidente da UGT, este acontecimento é de suma importância para os trabalhadores. "A UGT desde sua fundação luta pelo Trabalho Decente no Brasil. A colocação de princípios do "Trabalho Decente" da OIT nos eventos esportivos, como Copa 2014 e Olimpíadas é uma conquista para a categoria".
As pautas de reivindicação da campanha são: Implementação de condições para saúde e segurança dos trabalhadores nas obras da Copa, ampliação na criação de vagas de emprego para jovens e mulheres e que o investimento público venha refletir as normas fundamentais do trabalho e da liberdade de organização sindical.
O ato contará com a participação das centrais sindicais, trabalhadores, autoridades, lideranças nacionais e internacionais."
UGT - União Geral dos Trabalhadores