17/03/2011
17/03/2011
A Tenda do Trabalhador do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) chega à população da Zona Leste de São Paulo. A tenda móvel está montada na Praça Benedicto Ramos Rodrigues, em Ermelino Matarazzo, onde fica até o dia 15 de abril. Com a iniciativa, que teve início em dezembro de 2010 na Praça Patriarca, procurar emprego ficou mais fácil. O CAT, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, tem o objetivo de atender as regiões mais periféricas da cidade.
No local, são oferecidos serviços como vagas de emprego, inclusão eficiente, inscrição para o Empreendedor Individual (EI), oficinas do programa orientação para o trabalho, emissão da carteira de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego, cursos de qualificação profissional, microcrédito pelo São Paulo Confia e agendamentos para o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet). Também é possível o acesso aos benefícios do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
No primeiro local onde foi instalada, na praça do Patriarca, a procura pelos serviços gerou mais de 11 mil atendimentos. Cerca de 3.500 moradores receberam encaminhamento para o mercado de trabalho, 350 trabalhadores fizeram a habilitação ao seguro-desemprego e 700 carteiras de trabalho foram emitidas.
Durante o período de 22 de dezembro a 25 de fevereiro, em que a tenda esteve no centro, o Programa Orientação para o Trabalho, que oferece dicas e informações ao trabalhador para conquistar um emprego, atendeu quase 1.400 pessoas em suas oficinas. Dentre os serviços oferecidos pelo posto, o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet), que faz a intermediação de acordos de endividamento entre cidadãos e empresas, realizou 368 consultas e agendou 135 conciliações.
O CAT Itinerante estará prestando atendimento na Praça Benedicto Ramos Rodrigues (avenida Boturussu, esquina com a rua Antonio de Castro Lopes), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h até o dia 15 de abril.
UGT - União Geral dos Trabalhadores