17/03/2011
17/03/2011
Rengo, maior central sindical japonesa, responde à solidariedade da UGT e confirma a morte ou desaparecimento de mais de dez mil pessoas"
Em resposta à solidariedade prestada pela UGT aos trabalhadores japoneses, representados pela Rengo, sua mais importante central sindical, com mais de 6,8 milhões de trabalhadores filiados, Ricardo Patah recebeu a seguinte carta, assinada por Nobuaki Koga, Presidente da Rengo, Japanese Trade Union Confederation (JTUC-RENGO). Leia os principais trechos:
"Sr. Ricardo Patah, Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Caro Irmão Patah,
Re: 2011 Tohoku - Terremoto no Oceano Pacífico no Japão
Muito obrigado pela sua gentil mensagem de apoio, devido ao devastador terremoto de 11 de março. Temos ficado muito encorajados com as calorosas mensagens e ofertas de doações recebidas por parte dos irmãos e irmãs das organizações sindicais internacionais.
Também em 14 de março, as sedes da RENGO montaram uma Força Tarefa de Ajuda para Desastres e decidiram lançar a nossa própria campanha para levantamento de fundos. Também temos planos de enviar membros de sindicatos como voluntários e bens necessários para as áreas afetadas, de forma a ajudar as pessoas que foram vitimadas.
Enfrentamos uma situação de devastação sem precedentes e temo que levaremos muito tempo para nos recuperarmos. Ainda não está claro quais são os danos nas áreas afetadas e ainda estamos coletando informações. Por enquanto, confirmou-se a morte ou desaparecimento de mais de 10 mil pessoas. Este dado, porém, é apenas uma parte do total. A situação é muito crítica, mas estamos determinados em fazer um esforço conjunto para enfrentar esses tempos difíceis.
Mais uma vez, obrigado pela sua preocupação e solidariedade.
Com os meus mais sinceros cumprimentos,
Nobuaki Koga, Presidente da Rengo, Japanese Trade Union Confederation (JTUC-RENGO)"
Confira a nota de solidariedade divulgada pela UGT em 14/03/2011"
UGT - União Geral dos Trabalhadores