16/03/2011
15/03/2011
A necessidade de um programa de requalificação profissional dos trabalhadores rurais que estão perdendo emprego devido à mecanização, em especial no corte da cana de açúcar, e o fortalecimento da agricultura familiar estiveram no centro dos temas tratados na audiência de dirigentes da UGT com o governador Geraldo Alckmin, no último dia 15, no Palácio dos Bandeirantes. Na reunião, foi discutida a viabilidade de se juntar
as partes envolvidas - Estado, município, trabalhadores e empregadores - para criar oportunidades de geração de renda à mão de obra do campo.
Ricardo Patah, presidente nacional da entidade, o secretario nacional da Agricultura Familiar, Gilberto Rodrigues Gonzalez e secretario nacional dos Assalariados Rurais, Sandoval Alves Brito, expuseram as principais preocupações da UGT em relação aos trabalhadores rurais, apresentando propostas que visam capacitar a mão de obra, inclusive para atuar em outras atividades no meio rural, como pesca esportiva, criação de minhocas, criação de aves nobres e exóticas, produção orgânica de verduras, entre outras.
O governador Alckmin apresentou os programas mantidos pelo Estado tanto para agricultura familiar quanto para assalariados, e afirmou que o governo está aberto paradiscutir com a UGT parcerias que atendam às reais necessidades dos trabalhadores rurais. Os programas do governo contemplam cursos de curta duração e os de requalificação mais longos.
Já a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) presta assistência técnica para o licenciamento ambiental para que os pequenos produtores possam ter acesso ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e a linhas de credito do Estado de São Paulo.
Em relação aos assentamentos, o governador mencionou o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Justiça no sentido de identificar as terras devolutas pertencentes ao Estado. A ideia é fazer o assentamento de forma organizada, inclusive com o estabelecimento de parcerias com os produtores rurais para o escoamento dos produtos cultivados pelos
assentados.
UGT - União Geral dos Trabalhadores