11/03/2011
11/03/2011
O reajuste dos aposentados e pensionistas que ganham mais que um salário mínimo ficará abaixo da inflação neste ano. Em janeiro, o Ministério da Previdência Social elevou o valor dos benefícios em 6,41%, levando em consideração a estimativa do governo para o acumulado em 12 meses do INPC (Índice de Preços ao Consumidor). No entanto, o INPC acumulado foi de 6,47%, segundo o IBGE.
A Previdência Social afirmou que não vai pagar a diferença de 0,06 ponto percentual e disse que está alinhada a decisão do governo de cortar R$50 bilhões do orçamento. O problema é que a legislação brasileira assegura que as aposentadorias e pensões acima do mínimo sejam reajustadas com o objetivo de garantir o poder a compra desses beneficiários. Ou seja, na prática, a lei não foi respeitada.
Insatisfeito com essa decisão, o presidente do Sindiapi-UGT, Edmundo Benedetti Filho, disse que tentará achar um canal de negociação com o governo. Agora, o jeito é encontrar uma estratégia para que os governantes revejam esse percentual de reajuste", disse."
UGT - União Geral dos Trabalhadores