01/03/2011
01/03/2011
O presidente da Sindiapi-UGT, Edmundo Benedetti Filho, disse que as discussões do governo sobre o reajuste da tabela do imposto de renda são equivocadas. Para ele, o ideal seria rever a obrigatoriedade de os aposentados e pensionistas terem desconto no imposto de renda.
Benedetti afirma que o reajuste de 4,5% proposto pelo governo é ruim e que qualquer cobrança aos aposentados e pensionistas é injusta. O governo deveria entender que benefício não é renda, ou seja, os aposentados não deveriam ser tributados em nada. Não faz sentido uma pessoa contribuir 35 anos ou mais da sua vida para ter seus direitos e depois cobrarem um imposto em cima disso", disse.
Enquanto isso, a presidente Dilma Rousseff encarregou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, de preparar uma medida provisória com o reajuste de 4,5%. A UGT e demais centrais querem um reajuste de 6,46%, mas o governo não dá sinais de que pretende negociar.
De acordo com o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, o governo optou por uma MP, e não por um projeto de lei, como foi o caso do mínimo, para que a nova tabela tenha validade imediata.
Entrega da declaração do IR
O prazo para a entrega da declaração deste ano começa nesta terça-feira (1) e vai até 29 de abril. Uma novidade é que a Receita Federal não aceitará a declaração por meio de formulário de papel. O programa para preenchimento do documento está disponível no site da Receita e, além do envio online, é possível entregar a declaração em CD ou disquete nas agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil. Quem obteve rendimentos tributáveis de até R$22.487,25 durante 2010 está isento de declarar.
A Secretaria da Receita Federal lançou neste ano um portal específico, dentro da página do Fisco na internet, para tirar as dúvidas dos contribuintes. Para mais informações, acesse o site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br"
UGT - União Geral dos Trabalhadores