22/01/2011
21/01/2011
Crescer com responsabilidade é o objetivo que move os cerca de sessenta dirigentes sindicais maranhenses de dez entidades filiadas à UGT que desde o dia 20 até o dia 22 de janeiro participam de um curso de formação sindical, dentro da programação da I Plenária de Entidades Filiadas à UGT Maranhão. Este curso vai culminar com a construção coletiva do projeto estratégico de crescimento e consolidação da UGT Maranhão a ser apresentado à Executiva Nacional da UGT.
Na abertura, o Secretário Nacional de Organização Política e Sindical, Chiquinho Pereira, emocionou os presentes ao resgatar a história da luta de classes no Brasil, relatando para a plateia atenta, os muitos avanços, os lamentáveis retrocessos e, sendo por fim contundente e, fazendo uma autocrítica, do que chamou de inaceitável estado de topor, de inércia que envolveu e envolve o movimento sindical nos últimos oito anos, exatamente o período onde deveríamos ter fincado trincheiras e avançado na luta com conquistas históricas e caras para nós sindicalistas, como: a redução da jornada de trabalho, o aumento real do salário mínimo, a correção efetiva dos rendimentos do FGTS e da tabela do imposto de renda, o fim do fator previdenciário, dentre outros. Mas, muito pelo contrário, nosso incômodo e quase leniente silêncio, resulta em situação tal que, por exemplo, doenças que já estavam erradicadas como a dengue, a malária, a tuberculose e até a hanseníase estejam de volta
trabalhadores que foram expulsos de áreas rurais e sendo obrigados a se pendurarem em encostas, sem saneamento ou planejamento urbano, resultado: estão sendo soterrados pelos desmandos e falta de compromisso político... e se continuarmos calados e inertes, a tendência é piorar". Ressaltando que não quer ser catrastófico ou pessimista, Chiquinho explica que essas colocações são propositais, para incomodar aqueles que ainda têm a capacidade da indignação.
O desembargador presidente em exercício do TRT do Maranhão, Dr. Alcebíades Dantas, participou da abertura e elogiou a UGT por investir na qualificação continuada de seus quadros. E o companheiro Weber Henrique Marques, presidente da UGT-Maranhão e do Sindicato dos Guardas Municipais do Maranhão - SIGMEMA agradeceu a presença de todos que não mediram esforços para atender ao chamado da UGT e, em especial, a companheira Lindalva Batista presidente do Sindicato dos profissionais de Educação do Município de São Luís e secretária geral da UGT-Ma, que junto aos demais diretores acolheram o evento com conforto e gentileza tais, que fizeram todos se sentirem em casa.
Os dirigentes sindicais maranhenses da capital e dos municippios de Imperatriz, balsas, Icatu, Bacabal, Timom - muitos viajaram até 12 horas de ônibus, vencendo as dimensões continentais do Estado - estimulados pela metodologia da construção coletiva do mestre Erledes Elias da Silveira, fizeram questão de participar efetivamente do evento, e muitos externaram seus testemunhos de compromisso com o crescimento da central, a partir da capacitação de cada um, a fim de se preparar para o bom combate e melhor servir aos trabalhadores. Participaram dirigentes dos seguintes seguimentos: rodoviários, comerciários, rurais, arrumadores,professores, guardas, agentes trânsitos, farmacêuticos, func. da justiça e pescadores artesanais.
Cristina Nascimento"
UGT - União Geral dos Trabalhadores