29/12/2010
29/12/2010
Prestes a deixar o governo após oito anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou aprovação pessoal recorde de 87%, segundo a pesquisa CNT/Sensus divulgada nessa quarta-feira (29). O patamar atingido pelo mandatário petista é a maior também comparada com o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. Na mesma pesquisa 62% da população acredita que o Governo Dilma será excelento ou bom.
Já o banqueiro Roberto Setubal, presidente do Itaú, declarou em entrevista ao IG nessa quarta-feira, dia 29, que o presidente Lula foi muito além do que ele imaginava.
Lula foi o maior presidente da história do País", diz Setubal.
Segundo o banqueiro, a grande diferença entre Lula e Getúlio Vargas, tido até então como o maior presidente da história, é a de que Lula foi eleito democraticamente, o que, para Setubal, faz uma enorme diferença.
Setubal faz questão de dizer que o Brasil também teve outros grandes presidentes, como Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso, que sempre terão, certamente, um lugar diferenciado na história.
Entre as grandes qualidades de Lula, Setubal ressalta a sua capacidade de entender todos os ângulos dos problemas brasileiros e de encaminhar as soluções mais realistas para eles.
"A sensibilidade de Lula para entender os problemas do Brasil é impressionante. Ele entende o Brasil como ninguém."
A grande conquista de Lula, na opinião de Setubal, foi a melhor distribuição de renda do país.
"Depois de muitos anos de piora da situação da distribuição de renda no país, veio o Plano Real e começou a melhorar a situação, mas foi no governo Lula que houve mesmo um avanço."
Setubal diz que "Lula, que veio daonde veio, dos níveis sociais mais simples da sociedade, assumiu a presidência sem manifestar nenhum rancor em nenhum momento e, com seu pragmatismo, contribuiu para a sociedade e para o sucesso do País."
Setubal se diz otimista com o governo Dilma Rousseff.
"As perspectivas são muito positivas, há claramente na política econômica um sinal de continuidade, e isso é muito bom", afirma. "O Brasil terá anos muitos bons pela frente."
Para Setubal, a palavra chave do próximo governo será infraestrutura. A seu ver, essa será a prioridade do novo governo. O país tem problemas nessa área e precisa de investir maciçamente em infraestrutura.
Redação da UGT com informações do IG e Terra"
UGT - União Geral dos Trabalhadores