28/12/2010
24/12/2010
O ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB) morreu, aos 72 anos, às 7h40 desta sexta-feira(24), vítima de um câncer na próstata. Ele encontrava-se no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo , desde o dia 18 de novembro. Sem dúvida alguma São Paulo e perde uma grande liderança política que se destacou a nível nacional pelo seu espírito desenvolvimentista", disse o presidente nacional da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah.
Quércia foi radialista e iniciou sua carreira política como vereador, deputado estadual, prefeito de Campinas. Foi senador, um dos mais votados. Foi vice-governador e a seguir se elegeu governador do Estado para o período de 1987 a 1991. Ele teve destaque na carreira como um dos fundadores do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), o atual PMDB. Este ano chegou a se candidatar a senador mas, por problemas de saúde teve que renunciar. Era também o presidente do diretoria estadual do PMDB.
Tão logo tomou conhecimento da morte de Orestes Quércia, o governador Alberto Goldman assinou o decreto de luto de sete dias. Sobre a morte do ex-governador, Goldman declarou : "Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-governador Orestes Quércia. Quero transmitir minhas condolências à sua família. Orestes Quércia teve um papel fundamental na construção do MDB, na luta contra a ditadura e na reconquista da democracia. Foi um senador que honrou nosso Estado e um governador que deu um grande impulso ao desenvolvimento de São Paulo."
Arlindo Ribeiro/ Imprensa UGT"
UGT - União Geral dos Trabalhadores