15/12/2010
Acontece esta semana as Cúpulas Sindical, Social e Presidencial do bloco Mercosul
Desde terça-feira acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná, a Cúpula Sindical do Mercosul. A Secretaria Internacional de Integração para as Américas da União Geral dos Trabalhadores (UGT), representando as centrais brasileiras, organizou junto à Secretaria Técnica da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul - CCSCS as atividades da Cúpula que acontece até esta quinta-feira, 16 de dezembro.
O dia 14 de dezembro foi dedicado às reuniões das Comissões de Energia, Construção, Educação, Jovens, Gênero e Desenvolvimento Produtivo, com coordenadoria de Mônica da Costa Mata Roma, secretária adjunta da Secretaria de Integração para as Américas da UGT e assessoria de Gustavo Garcia, assessor de Políticas Públicas e Integração para as Américas, também da UGT.
Nesta quarta-feira (15/12) tem sido realizada a Plenária da CCSCS, que traz a participação de cerca de 200 sindicalistas do Mercosul, além de outros países da América do Sul, como Chile e Venezuela.
A Secretaria da UGT também foi delegada pelas centrais brasileiras a participar da organização, junto à Presidência da República e outros movimentos sociais, da Cúpula Social do Mercosul, que se iniciou hoje, com diversos eventos de vários setores, entre os quais se destaca as reuniões sobre Migrações e Direitos Humanos, que conta com a participação de membros da UGT, e teve na sua mesa de abertura o companheiro Valdir Vicente de Barros, Secretário de Políticas Públicas da UGT, e responsável pela área de migrações da entidade. As atividades de migrações terminam com a realização da Marcha do Migrante, evento organizado pelo Centro de Apoio ao Migrante de São Paulo, com o apoio da UGT e das demais centrais brasileiras.
A Cúpula Social se encerrará no dia 16, com a participação do Presidente Lula, da Presidente eleita Dilma Rousseff, além de chefes de Estado de mais de 7 países da América do Sul.
No dia 17 será realizada a Cúpula Presidencial do Mercosul, no Parque Tecnológico de Itaipú, evento no qual a UGT tem assento através do seu Secretário de Políticas Públicas, Valdir Vicente de Barros, que é coordenador do Foro Consultivo Econômico Social do Mercosul, órgão diretamente ligado ao Conselho Mercado Comum, instituição máxima do bloco de integração.
Haverá também reunião do Foro Consultivo Econômico Social do Mercosul - FCES, com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social brasileiro - CDES, onde participarão as Secretarias de Integração para as Américas (Mônica Mata Roma e Cícero Pereira, 1o secretário adjunto da pasta) e a de Políticas Públicas (Valdir Vicente).
Mais informações sobre o que ocorre nos três eventos serão postadas nos próximos dias.
Direto de Foz do Iguaçu, Paraná, com colaboração de Mônica Mata Roma e Gustavo Garcia
UGT - União Geral dos Trabalhadores