02/12/2010
02/12/2010
Com um show a cargo do grupo Danças sobre Rodas", da Casa André Luís, de Guarulhos, a UGT (União Geral dos Trabalhadores) encerrou, "com chave de ouro", a 11ª Reunião Plenária da Executiva Nacional realizada no Mercure Apartaments São Paulo Nortel. O espetáculo artístico, a cargo de pessoas deficientes, fez parte do ato de lançamento da campanha nacional "Todos tem Direito a Acessibilidade", iniciativa da Secretaria para Assuntos da Acessibilidade da UGT. A promoção, segundo a secretária Silvana Mesquita, teve também como objetivo comemorar o "Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que, desde 1998 é comemorado todo dia 3 de dezembro, numa promoção da ONU (Organização das Nações Unidas).
As pessoas cadeirantes da Casa André Luís comoveram o público presente na plenária da UGT a ponto do representante do Rio Grande do Sul ter afirmado para o Secretário Geral Canindé Pegado, que essa programação deveria ter sido incluída na abertura da plenária e não no encerramento, justificando que muitos dirigentes ugetistas, por problemas de horários dos vôos já tinham deixado o hotel. Pegado disse que a campanha da Secretaria para Assuntos de Acessibilidade passa a ser uma das bandeiras da UGT nacional, "É preciso que cada sindicato filiado à UGT tenha um dirigente que se interesse pelo tema", salientou Pegado.
O último dia da plenária da UGT teve, na parte da manhã, discussão e aprovação das propostas para 2011, dentre elas, o prosseguimento das lutas pelo fim do Fator Previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40h semanais. No tocante a forma de relacionamento com o novo governo, a maioria dos que usaram da palavra se posicionaram que a UGT continue sendo uma central sindical plural, cobrando ações dos governos (federal, estadual e municipal), criticando aquilo que julgar errado e elogiando as medidas acertadas. No período da tarde foi concedida a palavra para todos os participantes. Antes o presidente Ricardo Patah fez a convocação oficial do 2º Congresso Nacional da UGT que será realizado nos dias 14, 15, e 16 de julho de 2011, no Anhembi, São Paulo.
clique aqui e assista ao vídeo
Arlindo Ribeiro/Imprensa UGT"
UGT - União Geral dos Trabalhadores