12/11/2010
Seja qual for o ângulo pelo qual se olhe, a campanha de conscientização é mais do que necessária para reduzir os efeitos nocivos causados pelo diabetes. Bastam alguns números para reforçar isso. No Brasil, estima- se que aproximadamente 10 milhões sejam diabéticos, no entanto, cerca da metade não sabe que tem a doença. Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes mata a cada ano 400.000 brasileiros.
Diante desse quadro que se reproduz em todo o mundo, em especial nos países pobres e em desenvolvimento, desde 1991, 14 de novembro foi instituído pela International Diabetes Federation (IDF) como Dia Mundial do Diabetes, com o objetivo de alertar a população em geral sobre a importância da prevenção, que requer mudanças no estilo de vida. Afinal, obesidade, má alimentação e sedentarismo têm muito a ver com o diabetes.
Estudo realizado em 2007 mostrou que o tratamento por paciente diabético era da ordem de R$ 2.151 ao ano no Brasil. No entanto, há o custo oculto incalculável decorrente de fatores como má qualidade de vida, perda de produtividade no trabalho, licença médica e aposentadoria precoce.
Em nível mundial, a IDF estima que os gastos com o tratamento de diabéticos chegue a US$ 376 bilhões neste ano, ou 11,3% de todos os gastos com a saúde. Porém, esse montante concentra-se nos países desenvolvidos.
O que é diabetes?
O diabetes caracteriza-se pela presença anormal de glicose no sangue e, sem o tratamento adequado, pode provocar complicações como cegueira, insuficiência renal, infarto ou amputações. Daí a importância do diagnóstico da doença, que por enquanto não tem cura, mas é totalmente controlável. O diabetes se divide em dois grandes grupos: tipo 1 (afeta crianças e jovens) e tipo 2 (incidência maior a partir dos 40 anos).
Alguns dos sintomas são: vontade de urinar diversas vezes
perda de peso
fome exagerada
visão embaçada
infecções repetidas na pele ou mucosas
machucados que demoram para cicatrizar
cansaço inexplicável
dores nas pernas por causa da má circulação. Ocorre que muitos não sabem que são diabéticos por total desconhecimento da doença ou porque não apresentam sintomas. Por isso, a estimativa é de que metade não saiba que tem diabetes. Para tirar dúvidas, a consulta ao médico é o caminho correto.
A insulina, um dos principais componentes para o controle da doença, foi descoberto em 1921 pelo canadense Frederick Bantin, em parceria com Charles Best. Em homenagem a Bantin que 14 de novembro, data de seu aniversário, foi escolhido como o Dia Mundial do Diabetes.
UGT - União Geral dos Trabalhadores