24/12/2010
24/12/2010
Como faz todo ano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve, em 23 de dezembro, na Festa de Natal das pessoas em situação de rua e catadores de materiais recicláveis. O evento ocorreu no Centro de Exposições Mart Center, na Vila Guilherme, o qual encerrou a II Feira Reviravolta Expocatadores 2010. Lula veio acompanhado da presidenta eleita, Dilma Rousseff.
No palco, entre os convidados, estava o presidente da União Geral dos Trabalhadores - UGT, Ricardo Patah. Durante a cerimônia foram assinados convênios e termos que beneficiam os catadores, envolvendo a Fundação Nacional de Saúde, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministérios (Desenvolvimento Social, Justiça, Trabalho e Emprego), Usina Itaipu, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros, e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).
Catar papel é orgulho de levar para casa o sustento. Antes de sermos brasileiros, somos irmãos de luta e de caminhada", disse o Presidente Lula. Os dois petistas e os coordenadores do MNCR entregaram o Selo Amigo do Catador aos prefeitos que se sensibilizaram com a causa desses trabalhadores. "A união foi essencial. Agora, estamos formando redes com outras cooperativas e devemos chegar a um salário fixo e digno", conta Maria do Carmo Oliveira, da Cooperativa Kuitungo, do Rio de Janeiro.
O Cadastro Nacional oficial do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis registra 85 mil catadores, destes, 35% organizados em cooperativas ou associações, bem estruturadas para atender uma demanda de prestação de serviços - os outros 65% precisam estruturar-se. Dos que estão organizados, 20% atuam comercialmente em rede para entregar o seu material para a grande Indústria "
UGT - União Geral dos Trabalhadores