04/11/2010
A maioria dos eleitores acreanos decidiu em referendo realizado no último domingo (31) pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Acre, retomar o antigo fuso horário, mudado em 2008 por lei. O Estado tinha uma diferença de duas horas a menos em relação ao horário de Brasília desde 1913. A Opção pela mudança teve um percentual de 56,8% dos votos dos eleitores contra 44,32% dos que votaram pela continuidade das duas horas a menos.
O projeto de decreto legislativo que previu o referendo, do deputado Flaviano Melo (PMDB-AC), foi aprovado pelo Congresso há um ano. Melo não aceita a mudança de fuso imposta pela Lei 11.662/08, de Tião Viana (PT-AC), que foi eleito no primeiro turno para governar o estado.
Melo argumenta que a população não conseguiu se adaptar ao adiantamento de uma hora nos relógios. O dia passou a começar mais cedo, no escuro, e as crianças não conseguiram mais chegar à escola às 7 horas da manhã, então o Estado e alguns municípios mudaram o horário da aula para 7h30, mas mesmo assim não deu certo. Elas sempre chegam atrasadas", explica.
Para a realização do Referendo o TRE colocou duas urnas eletrônicas em cada cabine de votação. Numa os eleitores escolhiam o sucessor do presidente Lula e na outra escolhiam o "Sim", pela mudança de uma hora a menos para duas horas ou o "Não" pela permanência do horário vigente.
Arlindo Ribeiro/ Imprensa UGT
Fonte: Site da Câmara dos Deputados/Brasília-DF"
UGT - União Geral dos Trabalhadores