28/10/2010
O 28 de outubro certamente deve ser lembrado como um dia de valorização do servidor público, tão difamado atualmente e responsabilizado pelas mazelas que assolam a administração pública no Brasil, sendo injustiçados pelas ingerências dos maus administradores. Por isto, em todo o país, a data é celebrada com um misto de protesto e homenagens, para que se resgate a auto-estima do servidor público.
Servidor pode ser definido como aquele que toma posse de um cargo público, seja municipal, estadual ou federal. Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a denominação de funcionário público foi substituída pela de servidor, para melhor elucidar o papel que cabe a quem ocupa o cargo: SERVIR À SOCIEDADE, garantindo os direitos do cidadão.
A importância e dignidade do servidor, no entanto, não condiz hoje com os salários e as condições de trabalho via de regra praticadas nas repartições públicas. Ele preza pelo atendimento à população, mas suas próprias necessidades não vêm sendo atendidas. Os servidores públicos são constantemente prejudicados por políticos inescrupulosos, seja por insensatez ou, na melhor das hipóteses, por ignorância, desvalorizando suas funções.
No caso específico do Brasil, o servidor sempre serviu a nação com honradez. Mesmo aquele que se enquadra em contrato de trabalho e não em concurso deve estar ciente do que significa o verbo servir". Nestes tempos em que o enxugamento do aparato estatal é uma tendência mundial, deixando a sociedade desprotegida, obrigada a pagar por qualquer serviço a despeito dos impostos que já desembolsa, é preciso mais que lembrar o Dia do Servidor Público. Devemos mostrar, no 28 de outubro, que o servidor precisa de remuneração e condições de trabalho dignas. Pelo bem-estar social!
A todos os servidores públicos federais, estaduais e municipais,
a UGT DEIXA O SEU RESPEITO E GRATIDÃO! "
UGT - União Geral dos Trabalhadores