UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Câmara Municipal homenageará comerciários


20/10/2010



20/10/2010

O Dia do Comerciário" é em São Paulo no dia 30 de outubro, mas a Câmara Municipal decidiu antecipar e marcou para esta sexta-feira (22) sessão solene comemorativa à data. Em nota assinada pelo presidente, vereador Antonio Carlos Rodrigues, a sessão foi oficializada através da Lei 14.213/2006, de autoria do vereador Antonio Goular.

O presidente Ricardo Patah, do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, filiado à UGT (União Geral dos Trabalhadores) disse que esse tipo de solenidade serve como incentivo para e reconhecimento de uma das maiores categorias de trabalhadores brasileiros. Os comerciários, segundo Patah tem enfrentado barreiras no mercado de trabalho, seja pelo excesso de horas trabalhadas ou pela discriminação da mulher que, em muitos casos ocupam as mesmas posições que os homens e ganham menos.

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo apóia integralmente a iniciativa da UGT que luta pela redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas semanais, sem a redução de salários. "É uma bandeira do movimento sindical brasileiro em se fazer justiça aos que trabalham e aos que estão excluídos entre milhares desempregados por este Brasil a fora", explica Patah, complementando que, a medida, ao contrário do que alegam os patrões não é onerosa.

A comemoração do "Dia do Comerciário" tem uma razão. No nício do século passado começaram a surgir as primeiras associações e uniões (que depois transformariam em sindicatos) de empregados no comércio (chamados na época de caixeiros) contra os abusos a que eram submetidos pelos empregadores.

Os comerciários eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias e trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga, além de conviverem com a ameaça de demissão, caso reclamassem desse regime de servidão. Contra essa exploração, foi fundada em Belo Horizonte em 11 de junho de 1925, a "União dos

Empregados no Comércio de Belo Horizonte"- que hoje é o Sindicato dos Comerciários
enquanto em vários estados da federação começavam também a surgir organizações de comerciários.

Foi através dessas organizações que no dia 29 de outubro de 1932, aproximadamente cinco mil comerciários, no Rio de Janeiro, organizaram grande manifestação, marchando em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Neste memorável encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.

Este fato, marcou a categoria dos comerciários como os precursores da luta dos trabalhadores na conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados. O 30 de outubro ficou marcado como o "Dia do Comerciário" e a reivindicação da categoria foi, posteriormente, estendida a todos os trabalhadores do Brasil.

A Sessão Solene na Câmara Municipal está marcada para as 19h, no Pelnário 1º de Maio. O endereço é Viaduto Jacareí, 100- 1º andar, região central de São Paulo."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.