15/10/2010
15/10/2010
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) promove na terça-feira, dia 19, um seminário sobre o tema Saúde e Segurança no Trabalho e Previdência e Seguridade Social". O evento tem o objetivo de construir um documento que possa orientar as ações dos sindicatos filiados à UGT. Para Cleonice Caetano Souza, secretária de saúde e segurança no trabalho da UGT, o seminário mostrará as possibilidades para intensificar a luta pela preservação da saúde dos trabalhadores, assim como um ambiente salubre e digno.
Cleonice explicou que todos têm, por lei, a garantia do emprego em caso de acidente no trabalho. O problema é que essa lei não se aplica a doenças comuns, somente em casos de cláusulas de acordos coletivos, e maus empresários se aproveitam disso para enganar as autoridades e demitir funcionários que se acidentaram na empresa, afirmando que eles sofrem de uma doença qualquer. De acordo com a secretária, já existe inclusive uma comissão tripartite que construiu a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, que aguarda a sanção do Presidente da República. O grupo quer que os empresários tenham mais responsabilidade com os trabalhadores.
De acordo com Cleonice, o seminário busca identificar as peculiaridades e avanços de cada estado com relação à saúde e segurança dos trabalhadores, podendo assim elaborar um documento bem detalhado sobre o assunto com a participação de todos. "Esse evento é um marco, um pontapé, para uma discussão do plano nacional da nossa central sobre saúde, segurança no trabalho, previdência e seguridade social", disse.
O seminário também é uma mostra de que o movimento sindical tem se preocupado cada vez mais com a saúde e a segurança no trabalho. "A UGT tem essa bandeira e acredita que a prevenção é a melhor forma de acabar com os problemas relacionados à saúde e segurança no trabalho", finalizou Cleonice."
UGT - União Geral dos Trabalhadores