08/10/2010
08/10/2010
Temendo que o número de abstenção cresça neste segundo turno das eleições presidenciais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu antecipar, para seus servidores, o feriado em comemoração ao Dia Nacional do Funcionário Público, do dia 28 de outubro para o próximo dia 11, segunda-feira.
A medida que altera o Dia Nacional do Funcionário Público tem caráter emergencial, devido às eleições presidenciais e de governadores que se avizinham, e se aplica apenas para o ano corrente", explica Aldo Liberato, secretário nacional do servidor público da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Caso não houvesse esta modificação feita pelos tribunais, o Dia Nacional do Funcionário Público somado com o feriado de Finados daria quase uma semana de "folga", o que poderia comprometer a efetiva participação nas urnas, no dia 31 deste mês.
"Não é a primeira vez que ocorre esse tipo de procedimento, que visa resguardar o direito do servidor comemorar seu dia livremente e ser, assim, homenageado. Contudo, a data que continua no calendário oficial, é a de 28 de outubro", salienta Liberato, que pede para os companheiros não se esquecerem deste dia, que representa luta e ideais.
No estado de São Paulo, o governador Alberto Goldman, publicou o decreto sobre a antecipação da data parta todos os funcionários públicos estaduais, no Diário Oficial desta quinta-feira. Oficialmente, Goldman justifica a transferência como "conveniente para o servidor público e para a administração estadual". A previsão é que a decisão do governador de São Paulo seja seguida por governadores de outros estados, assim como Pernambuco e Mato Grosso, que também já aderiram.
Mariana Veltri, da redação da UGT"
UGT - União Geral dos Trabalhadores