04/10/2010
A principal autoridade da ONU para questões climáticas pediu que os governos deem passos concretos pela adoção de um novo tratado contra o aquecimento global, sob risco de pôr em dúvida todo o processo de negociação.
Representantes dos governos nacionais estão reunidos na cidade portuária chinesa de Tianjin para mais uma rodada de discussões sobre um documento que substitua o Protocolo de Kyoto, que expira ao final de 2012.
As negociações têm esbarrado nas desconfianças entre países ricos e pobres, nas exigências de maior transparência a respeito das metas de redução das emissões de poluentes e nas discordâncias sobre o tamanho dos cortes oferecidos pelas nações desenvolvidas.
Um resultado concreto em Cancún é crucialmente necessário para restaurar a fé e a capacidade das partes para levar o processo adiante, para evitar que o multilateralismo seja percebido como uma estrada que nunca termina", afirmou Christiana Figueres, secretária-executiva da Convenção Quadro da ONU para a Mudança Climática, na abertura do evento em Tianjin, China.
O evento de Tianjin é a última reunião de trabalho importante antes da conferência de Cancún, que começa em 29 de novembro."
UGT - União Geral dos Trabalhadores