30/06/2010
Sindicatos do mundo inteiro aprovaram uma ambiciosa resolução sobre mudanças climáticas. Durante o 2º Congresso da CSI, os sindicatos debateram sobre o seu papel na luta contra as mudanças climáticas, as formas de criar empregos verdes e decentes e para assegurar uma transição justa para una economia com baixas emissões de carbono, a necessidade de se lutar por um acordo justo, ambicioso e vinculante sobre o clima sob a coordenação da ONU.
Nos últimos anos os sindicatos aprofundaram sua compreensão e compromisso com relação às mudanças climáticas", disse Guy Ryder. Os governos precisam estar à altura de suas responsabilidades, tal como estão os sindicatos.
A resolução aprovada estabelece políticas sobre a necessidade de reduções ambiciosas de emissões nos países desenvolvidos
designar fundos suficientes para ajudar as pessoas mais pobres do planeta para adaptar-se às mudanças climáticas
e que os países em desenvolvimento não repitam os erros do passado implementando um desenvolvimento diferente, a fim de construir um mundo de baixas emissões com capacidade de recuperação climática e socialmente justo que necessitamos.
Segundo, Sharan Burrow, "Os sindicatos do mundo têm que assegurar-se de que seus governos compartilhem os gastos e lucros de forma justa, e que exerçam pressão para que a transição para una sociedade sustentável e com baixas emissões se realize de tal maneira que cada pessoa tenha seu lugar" .
A resolução "Combater a mudança climática mediante o desenvolvimento sustentável e uma transição justa" é um documento produzido pela CSI e a Fundação Sustainlabour que expõe as atividades e compromissos por parte dos sindicalistas do mundo inteiro a partir dos líderes ativistas das bases sindicais - sobre mudanças climáticas.
"
UGT - União Geral dos Trabalhadores