07/06/2010
O mundo escolheu 2008 como o ano do planeta. A UGT neste ano estava comemorando um ano de vida. Hoje com dois anos estamos crescendo e dentro de uma nova consciência planetaria. E mais do que reflexões,esta nova década exige ações.
A UGT-União Geral dos Trabalhadores está ampliando a sua missão. As ações socioambientais estão em sua agenda, entendendo que o ser humano é parte do meio em que está inserido .
Defendendo um modo de vida sustentável, em defesa do trabalhador, em defesa do planeta, em fim em defesa do que consideramos muito importante: todos os seres vivos, toda a humanidade", sempre em busca de uma sociedade mais justa e mais igualitária.
Nossa forma de produzir e consumir primcipalmente nestas últimas três décadas têm provocado o que denominamos aquecimento global além de mudanças no clima que já estõo nos afetando. Precisamos rever nosso jeito de pensar e agir, precisamos mudar valores e paradgmas.
O movimento sindical internacional vem se mobilizando em torno destas questões. Reivindicamos uma "Transição Justa", "Trabalho Decente" e "Empregos Verdes", na economia global. Vamos lutar para que seja uma economia verde. Vamos juntos construí-la e consolidá-la nesta década, neste século.
A UGT está aí, para propor novas políticas, para ajudar a construir uma nova sociedade, uma sociedade verdadeiramente sustentável para nós, trabalhadores e trabalhadoras e para as futuras gerações.
(Por Cris Palmieri)"
UGT - União Geral dos Trabalhadores