13/05/2010
A Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo entregará ao presidente da Câmara, no dia 26, abaixo-assinado em favor da votação, neste ano, da proposta de emenda constitucional que prevê a desapropriação de terras onde houver exploração de mão de obra análoga à escravidão. Até agora, 200.000 pessoas assinaram o documento. Há seis anos o plenário da Câmara adia o segundo turno de votação da emenda.
Um dia depois da entrega do abaixo-assinado, a comissão e várias ONGs farão manifestação em frente ao Congresso. Os participantes do ato vão fincar cruzes no gramado da Esplanada dos Ministérios com os nomes das empresas que estão na lista suja do trabalho escravo.
A idéia é denunciar empresas, manifestar nossa indignação com as constatações que recebemos de que o trabalho escravo permanece", disse o ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.
As ações farão parte da programação do 1º Encontro Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, que se estenderá de 25 a 27 de maio. (Brasília Confidencial)"
UGT - União Geral dos Trabalhadores