UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

28 de Abril: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho


29/04/2010



Em mais uma etapa na luta por melhores condições de vida dos trabalhadores, a UGT e demais centrais realizaram um ato político em Brasília, no dia 28 de Abril.

Este dia marca a luta e também para relembrar os mortos, acidentados e doentes vitimas do trabalho. O dia 28 de abril em todo o mundo é consagrado como: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho. A UGT e demais centrais sindicais afirmam seu compromisso de luta e estavam presentes no ato na Câmara dos Deputados para a entrega de diversos Projetos de Lei ao presidente da casa, deputado Michel Temer.

Após vários estudos, encontros e seminários em conjunto com o meio acadêmico, inclusive, foram analisados o conteúdo da Lei 8.213/91 e as propostas de alteração da Lei - que regulamenta os benefícios da Previdência Social, especialmente as questões relativas à Saúde do Trabalhador, serão subscritos pelos deputados federais Ricardo Berzoini (PT-SP), Jô Moraes (PC do B-MG), Pepe Vargas (PT-RS), Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e Roberto Santiago (PV-SP).

Atividades conjuntas das Centrais em relação ao 28 de Abril têm sido constante e repetidas todos os anos, e neste ano a discussão com os parlamentares do movimento sindical reforça o engajamento dos representantes dos trabalhadores, ampliando a frente de luta também junto ao Congresso Nacional", relata Cleonice Caetano Souza, Secretaria Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da UGT.

A cada ano milhões de trabalhadores se acidentam em todo o mundo e outras centenas de milhares morrem no exercício do trabalho. No Brasil, as estatísticas oficiais do Ministério da Previdência mostram que em 2008 foram registrados 747 mil casos de acidentes de trabalho, com 2.757 mortes e 12.071 casos de trabalhadores que sofreram incapacidade permanente, mas a Organização Internacional do Trabalho (OIT) fala em 1,3 milhões de acidentes do trabalho no Brasil por descumprimento de normas básicas de proteção dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho.

Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Cada acidente ou doença representa, em média, a perda de quatro dias de trabalho. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

No Brasil, bilhões são gastos todos os anos com recursos públicos direcionado aos acidentes do trabalho. Em 2008 foram R$ 46 bilhões com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente, e pensões por morte de trabalhadores vítimas das más condições de trabalho.

Memória

O dia 28 de abril é o dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho. No dia 28 de abril de 1969, ocorreu uma explosão na mina de Farmington - Virginia - Estados Unidos, onde morreram 78 mineiros. A partir daí esse dia passou a ser comemorado como o dia em Memória das Vítimas das más condições de trabalho, por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países. O movimento em memória das vitimas é organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121.

"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.