28/04/2010
Com uma platéia formada por trabalhadores e lideranças sindicais, foi realizado o congresso de fundação da UGT (União Geral dos Trabalhadores), do Maranhão. Na oportunidade foi eleita a sua primeira diretoria encabeçada por Weber Henrique Marques.
A UGT Nacional foi representada pelo seu secretário de Organização Política Sindical, Chiquinho Pereira além dos dirigentes Carlos Magno(Santa Catarnina) e Nilson Duarte (Rio de Janeiro). Caravanas de trabalhadores e trabalhadoras de Imperatriz, Bacabal, Timom, dentre outras cidades ocuparam as dependências do auditório do São Luís, Hotel Abbevile, na capital maranhense.
O presidente Weber Henrique Marques disse que uma das metas da atual direção é levar o nome da UGT para todo o Estado, defendendo os reais interesses da classe trabalhadora através de um sindicalismo Cidadão, Ético e Inovador. A UGT-MA já nasce forte, segundo o presidente com ótima aceitação junto a opinião pública. O secretário Nacional Chiquinho Pereira, de Organização Política Sindical, destacou a importância da UGT no Maranhão, responsável não apenas pela luta dos direitos dos trabalhadores como, também, de melhores condições de vida principalmente no tocante a educação e saúde, cobrando das autoridades competentes cursos profissionalizantes para que os trabalhadores e trabalhadoras correspondam às exigências do mercado de trabalho e aos avanços tecnológicos.
O professor Altemar Lima, que é pré candidato a governador pelo PPS, fez uma breve exposição sobre a presença do sindicato na gestão do Estado. Durante a sua fala, Lima, que é especialista em educação, ressaltou dois graves problemas que o Maranhão enfrenta nessa área, um deles é a ausência de um programa de alfabetização de crianças e adultos para resolver o problema da baixa escolaridade. O segundo, conforme opinou, diz respeito à qualificação profissional, que precisa ser tratada com urgência, para que os maranhenses ocupem os postos de trabalho que serão abertos com a chegada dos grandes empreendimentos anunciados", avaliou. Participaram ainda o também pré-candidato pelo partido, ao senado, Zeluis Lago, do vereador Vieira Lima, e do presidente da legenda, Paulo Matos."
UGT - União Geral dos Trabalhadores