Rei Pelé será tema da festa do 1º de Maio Unificado

19/04/2010

Em ano de Copa do Mundo, a festa do 1º de Maio Unificado promovida pela CTB, Nova Central e UGT - União Geral dos Trabalhadores - prestará uma homenagem especial ao atleta do século que se consagrou como Rei do Futebol", o brasileiro Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

"Fazemos sempre um 1º de Maio temático. Tivemos a oportunidade de homenagear Gonzagão e Ayrton Senna e, desta vez escolhemos Pelé, que está completando 70 anos de vida e se constitui numa marca conhecida mundialmente", disse o presidente da UGT, Ricardo Patah na manhã desta segunda-feira (dia 19), durante reunião com lideranças sindicais das três centrais envolvidas no evento.

A homenagem ao Rei do Futebol se dará através de uma exposição, que contará com imagens inéditas, resgatadas do acervo do antigo jornal "Ultima Hora", reunindo ainda documentos, fotos e vídeos que serão exibidos num telão, contando toda a trajetória do mais famoso "menino" da Vila Belmiro, sede do Santos Futebol Clube.

A exposição será realizada entre os dias 28 de abril e 20 de maio, em local ainda a ser definido pelas Centrais sindicais. A entrada será franca.

Concerto Sertanejo

Com data e endereço definido, o Concerto Sertanejo dos Trabalhadores, que reunirá os principais nomes da música sertaneja , será realizado no dia 1º de maio, na Praça Pascoal Martins, altura do número 1.500 da Av. Marquês de São Vicente, entre os viadutos Pompéia e Antártica, próximo ao Terminal Barra Funda.

O show reunirá nomes como: Luan Santana, Leci Brandão, Daniel, Padre Fabio de Melo e sua banda, João Bosco & Vinícius, Chrystian & Cristiano, André & Adriano, Hugo Pena & Gabriel
Gian & Giovani, Neuber & Alexandre, Guilherme & Santiago, Marcos & Belutti e Licon & Luan e a participação da dupla Fernando & Sorocaba, que se apresentará com exclusividade no palco do 1° de Maio Unificado.

Bandeiras de luta

Durante as festividades do 1º de Maio, as centrais reforçaram a defesa da redução da jornada de trabalho (de 44 para 40 horas), sem redução de salário, que se constitui numa das principais bandeiras de luta do sindicalismo brasileiro neste ano. As lideranças sindicais também devem enfatizar a luta pelo fim do fator previdenciário, ratificação da Convenção 158, passando ainda por temas como: Igualdade de Oportunidade, Desenvolvimento com Valorização do Trabalho e os 70 anos do Salário Mínimo.

O presidente da UGT, Ricardo Patah, lembrou que "essas são bandeiras voltadas para milhões de trabalhadores que representamos, muitos deles excluídos, muitos na informalidade e precariedade".

Ato público

Depois da reunião, na manhã desta segunda-feira (19) no auditório da UGT, sindicalistas estiveram na Praça Ramos de Azevedo onde, em frente ao Teatro Municipal, promoveram um ato para anunciar oficialmente a festa do 1º de Maio Unificado. Dirigentes de diversos sindicatos usaram da palavra conclamando trabalhadores e trabalhadoras a participarem das festividades. "