19/03/2010
Os trabalhadores da área da saúde estão sujeitos a diversos riscos de acidentes no exercício de sua profissão, que podem afetar não somente o profissional, como também aqueles que se encontram recebendo assistência médica nestes locais.
Dentre os acidentes, aqueles causados por objetos perfurocortantes causam não só ferimentos, mas também o risco da transmissão de vírus como hepatite B e C e HIV. Diante do fato, o impacto na vida do trabalhador acidentado é de grande proporção.
Sendo assim, o Manual de Implementação - Programa de Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes em Serviços de Saúde" que foi traduzido e adaptado do Centers for Disease Control and Prevention, vem para atender a demanda destes profissionais, de forma a auxiliar na elaboração, implementação e avaliação de um programa preventivo efetivo e eficaz.
Este manual também serve de subsídio técnico para que os serviços de saúde atendam as exigências legais relacionadas à saúde do trabalhador, especialmente as definidas pela NR-32, do Ministério do Trabalho e Emprego.
O manual é resultado de uma parceria da Fundacentro com a organização Risco Biológico e encontra-se disponível para download no portal da Fundacentro, clicando AQUI.
Resumo: Um risco peculiar a serviços de saúde é o de sofrer um acidente com um perfurocortante, quando então pode ocorrer a transmissão dos vírus das hepatites B e C e da Aids. Essas são doenças que trazem grandes perdas não só ao trabalhador acidentado, mas também a toda a sociedade, razão por que este tipo de acidente deve ser evitado ao máximo. Com esta finalidade, este manual visa auxiliar os serviços de saúde a elaborar, implementar e avaliar um programa de prevenção de acidentes com perfurocortantes. Além disso, serve de subsídio técnico para o atendimento de exigências legais, especialmente as da NR 32.
"
UGT - União Geral dos Trabalhadores