UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Comerciários da Bahia impedem fundação de sindicatos fantasmas


23/03/2010



Sob a coordenação da Fecombase ( Federação dos Empregados do Comércio dos Estados da Bahia e Sergipe), filiada à UGT (União Geral dos Trabalhadores) lideranças sindicais promoveram nesta segunda-feira (22) mobilização para evitar a fundação de sindicatos fantasmas. Dirigentes sindicais de Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Simões Filho Candeias e Catu e representantes do FST (Fórum Sindical dos Trabalhadores), estiveram num endereço fictício onde seria realizada a assembléia para a fundação do do Sindicato dos Trabalhadores Empregados em Estabelecimentos no Comércio de Gêneros Alimentícios e Bens de Consumo no Atacado e Varejo, denominado Sindmercados. O motivo da intervenção deve-se ao fato de que a base territorial já está coberta e essa ação caracterizaria a prática de pluralidade sindical.

No último dia 10 de março, a comissão pró-fundação do Sindmercados, encabeçado pelo desconhecido Reginaldo de Oliveira dos Santos, publicou edital de convocação com a intenção de tentar fundar o sindicato fantasma pela segunda vez. O endereço escolhido para realização da assembléia, sequer dava detalhes e referências de sua localização, comprovado posteriormente por todos os companheiros presentes a inacessibilidade do local, por ser em zona rural, sem linha de ônibus e com sede inexistente. O presidente da Fecombase Márcio Fatel, que também estava representando a CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio) e a UGT, sentiu-se satisfeito com a presença em massa dos representantes da categoria, bem como dos trabalhadores do comércio, que se deslocaram das suas cidades para apoiar o ato. Hoje ficou provado a nossa unidade sindical, qualquer tentativa de divisão das entidades sindicais do comércio será encarada como traição", afirma Fatel.

A defesa da unicidade, segundo Fatel faz parte da Carta de Princípios da UGT. O presidente da Fecombase vai denunciar o caso ao Ministério Público. "Estamos diante de um fato gravíssimo e isso não pode passar em branco", completa. Na semana passada, durante uma reunião estratégica, realizada na sede da Fecombase entre os companheiros da base pretendida pelos fantasmas do Sindmercados, foi decidida a tática de combate a essa prática, que infelizmente, vem se difundindo cada vez mais no meio sindical. Ainda no fim da semana passada, dia 21 de março, foi concedida uma liminar na justiça para a exclusão dos municípios declarados como base territorial.

Para o presidente do SEC(Secretario dos Empregados no Comércio) de Alagoinhas e primeiro secretário da Fecombase, Adrião Barbosa, a tentativa de fundação de sindicatos de cartórios é uma afronta aos interesses da categoria. "Trata-se de uma safadeza tentar fundar uma entidade em que o objetivo maior é lucrar", afirma Barbosa. O presidente do SEC de Feira de Santana, Delcio Mendes, demostrou-se também indignado com a situação e condenou categoricamente a prática da pluralidade sindical. "Temos que repudiar toda e qualquer atitude que não beneficie o trabalhador comerciário", acrescenta Mendes. Esteve também com a palavra a companheira presidente do SEC de Lauro de Freitas Maria Eurideia e o companheiro do SEC Candeias, José Carneiro que também foram categóricos em dizer não a pluralidade sindical.( Leonardo Parente/ Imprensa Fecombase)."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.