19/03/2010
A SAÚDE DOS TRABALHADORES EM ATIVIDADES DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO E LIMPEZA URBANA, SEMPRE NORTEARAM AÇÕES DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE DIRIGENTES SINDICAIS DESTE SEGMENTO.
BUSCANDO UM MAIOR ENTENDIMENTO, A FEMACO - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM SERVIÇO, ASSEIO E CONSERVAÇÃO - AMBIENTAL URBANA E AREAS VERDES NO ESTADO DE SÃO PAULO, ATRAVÉS DE SUA SECRETARIA DE FORMAÇÃO - SEFOR, PROMOVEU UM IMPORTANTE ENCONTRO PARA 30 DIRIGENTES SINDICAIS NA COLONIA DE FÉRIAS DOS TRABALHADORES DO SETOR EM BERTIOGA, NOS DIAS 15,16 E 17 DE MARÇO DE 2010.
O FORUM DE DEBATES EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO" TEVE A COORDENAÇÃO DO COMPANHEIRO NATAL LÉO, QUE MAIS UMA VEZ ABORDOU TEMAS DA MAIOR IMPORTANCIA PARA OS TRABALHADORES E O MOVIMENTO SINDICAL.
O FATOR ACIDENTARIO DE PREVENÇÃO - NOVAS REGRAS DE ENQUADRAMENTO DO CUSTEIO PARA O RAT (EX SAT) E AS ALTERAÇÕES PREVIDENCIARIAS TRAZIDAS POR ESTE IMPORTANTE INSTRUMENTO QUE BENEFICIARÁ AS EMPRESAS QUE INVESTEM NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO FORAM ALVO ESCLARECIMENTOS DE PALESTRAS DO PROFESSOR NATAL LÉO.
"ESTE METODO (FAP) PRETENDE FORÇAR AS EMPRESAS PARA A REDUÇÃO DAS TAXAS DE OCORRÊNCIAS. AS QUE REGISTRAREM QUEDA NO INDICE DE ACIDENTALIDADE E DOENÇAS DO TRABALHO PAGARÃO MENOS IMPOSTO SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTOS. ANTERIORMENTE O CÁLCULO LEVAVA EM CONTA APENAS OS ACIDENTES REGISTRADOS ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO (CAT) E O NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLOGICO (NTEP). AGORA O TIPO DE AFASTAMENTO OU ACIDENTE, SUA FREQUÊNCIA, GRAVIDADE E CUSTO PASSAM A SER CONSIDERADOS". EXPLICOU NATAL LÉO.
AS NORMAS REGULAMENTADORAS, CONTEÚDO E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA TAMBEM FIZERAM PARTE DO FORÚM.
COM ABORDAGENS DINÂMICAS E DISCUSSÕES EM VÁRIOS TRABALHOS DE GRUPO, OS RESULTADOS NA BUSCA POR UM MAIOR ENTENDIMENTO DO MOVIMENTO SINDICAL, SERÃO PARTE DE UM RELATÓRIO E CRONOGRAMA DE AÇÕES E POSICIONAMENTOS PARA APLICAÇÃO DAS AÇÕES NA BUSCA POR UM AMBIENTE SALUBRE E MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DO ASSEIO.
"ESTA ATIVIDADE É PENOSA, INSALUBRE E PERIGOSA - ESCLARECEU A TODOS O COMPANHEIRO JOÃO CARLOS CAPANA, DIRETOR DO SIEMACO-SP - DEVERIAMOS TODOS VIVENCIAR O DIA-A-DIA DA CATEGORIA E SEUS RISCOS NO DESENVOLVER DAS ATIVIDADES PARA CONHECER NA PRÁTICA SUAS DIFICULDADES", ALERTOU.
EM UMA DAS PALESTRAS, JOÃO ESCLARECE COMO FOI TRABALHAR DE COLETOR POR UM DIA, REGISTRADO EM FOTOS E VIDEOS OS PERCALÇOS DA PROFISSÃO. SUA EXPERIENCIA, CONCLUSÕES E ATITUDES NA BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES PARA A CATEGORIA VALORIZARAM O FORÚM.
COM RESPONSABILIDADES DA SECRETARIA DE FORMAÇÃO SINDICAL, O SECRETARIO ROBERTO SCALIZE - PRESIDENTE DO SINTRALAV - PRESENTE NO FORÚM, NÃO MEDIU ESFORÇOS PARA QUE OS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDOS NOS TRES DIAS FOSSEM OS MAIS ATUAIS E PRECISOS.
"A DETERMINAÇÃO DO PROFESSOR NATAL LÉO ME DEIXA TRANQUILO E CONFIANTE, POIS ESTAMOS SENDO CONDUZIDOS PELO SABER DE UM DOS MAIS INTERESSADOS HOMENS DO MOVIMENTO SINDICAL. ESTARMOS JUNTOS NESTE ENCONTRO ACRESCENTA QUALIDADE DE AÇÃO E CONFIANÇA NAS LUTAS DOS DIRIGENTES SINDICAIS DO ASSEIO - CONCLUI SCALIZE".
PRESENTE E CONTRIBUINDO NAS DISCUSSÕES, OLIMPIO BARROSO DE SÁ, DIRIGENTE DO SEEACMRJ E SECRETÁRIO DA ESTADUAL-RJ DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO RELATOU A PARTICIPAÇÃO E MOBILIZAÇÃO JUNTO A CATEGORIA DAQUELE ESTADO. EXPLANANDO AS AÇÕES CARIOCAS, TEM DEIXADO EXEMPLOS DE LUTAS PARA TODOS.
COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS DO SIEMACO DE SUZANO, ABC, SÃO PAULO, GUARULHOS, OSASCO, RJ E SINTRALAV TIVERAM UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE QUALIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO, COM PARTICIPAÇÃO ATIVA DE TODOS.
A SECRETÁRIA NACIONAL DE SAUDE E SEGURANÇA NO TRABALHO DA UGT, CLEONICE CAETANO, PARABENIZA A TODOS OS PARTICIPANTES E REGISTRA EM PUBLICO O RECONHECIMENTO DA GRANDE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS TRABALHADORES REPRESENTADOS PELA UGT COM A REALIZAÇÃO DESTE FORÚM. "
UGT - União Geral dos Trabalhadores