Comerciários de Camaçari fazem passeata

01/03/2010

O centro comercial de Camaçari parou na última quarta (24/10), as 16h, para ver o ato público promovido pelo Sindicato dos Empregados do Comércio das Cidades de Camaçari e Dias D'Ávila (SINDECCD), filiado da União Geral dos Trabalhadores (UGT). O objetivo da passeata, que teve início na sua sede, na Av. Eixo Urbano Central, percorrendo a Av. Getulio Vargas, Praça Abrantes, Adelino Sá, com chegada na Rua da Bandeira foi divulgar a campanha salarial 2010-2011.

Para as negociações deste ano, a categoria exige 100% INPC, mais 5% do ganho real, piso salarial de R$ 590, jornada de trabalho de 40 horas semanais e a inclusão dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho.

Era nítido a aprovação dos comerciários e comerciárias, que observaram das portas das lojas em que trabalham a movimentação do SINDECCD. A população não comerciária também apoiou o ato participando em muitos momentos dos gritos de ordem. Fico feliz de estar realizando este ato que representa a nossa liberdade democrática. O que estamos fazendo é para você comerciários", emociona-se a presidente Maria Nilda.

Para Sergio Pereira, funcionário de um armarinho no centro de Camaçari, mais ações como esta deveriam acontecer, não só com os comerciários mas todas as categorias trabalhadoras. "Essa manifestação com certeza deixou muitos patrões irritados, talvez mostrar presença possa inibir os abusos por parte deles", afirma Pereira.

Apoiaram este ato diversas lideranças de sindicatos de outras cidades e até de outras categorias e de representantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT). Estiveram presentes o presidente da Federação dos Empregados do Comércio dos Estados da Bahia e Sergipe (FECOMBASE) Marcio Fatel, o secretário geral da UGT-Ba Joselino Maltez, o diretor da UGT -Ba João Batista, a presidente do SEC Eunápolis Solineide Lima, a presidente do SEC Catu Magnovanda, o presidente do SINDHOTEIS José Ramos, o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Alagoinhas José Carneiro. (Leonardo Parente/Assessoria de Comunicação da FECOMBASE)."