10/02/2010
Em 10 de fevereiro, a Diretoria do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, filiado à UGT, apresentou a nova unidade do CEAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador), que fica na Sede da entidade (Rua Formosa, 409 - térreo), no Vale do Anhangabaú. Desde o dia 8, os trabalhadores já podem se cadastrar, procurar vagas, pedir seguro-desemprego e carteira de trabalho.
Os serviços fazem parte de parceria assinada entre o Sindicato e o CEAT, organização que já atende em outras dez unidades na capital paulista. A unidade do Sindicato atende trabalhadores de todas as categorias profissionais, com 18 guichês disponíveis, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A nova unidade do CEAT recebeu o nome de Dom Cláudio Hummes, ex-arcebispo de São Paulo. Em maio, o Sindicato recebe o líder católico para a inauguração oficial.
Todos aqui queremos inclusão social e distribuição de renda. Mas esse serviço só vai funcionar com a participação de todos os envolvidos", defendeu Ricardo Patah, presidente do Sindicato, durante a cerimônia. Ele destacou que a intenção de montar o serviço vinha desde 2006, mas só agora foi possível. "O trabalho é a chave da questão social. Sem ocupação, a autoestima vai embora e começa uma série de problemas", apontou o padre Lício de Araújo Vale, diretor-institucional do CEAT, que mantém convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego."
UGT - União Geral dos Trabalhadores