elegação sergipana no Fórum Social Mundial

02/02/2010

A delegação da União Geral dos Trabalhadores de Sergipe - UGT/SE no 10º Fórum Social Mundial Temático Bahia, teve como participante, o jornalista Cristiano Batista dos Santos, e assessor especial do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas do Estado de Sergipe - SIMESE, e do senhor Vivaldo Eloy, membro do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito de Aracaju - SINTAJU. A cerimônia de abertura do Fórum Social Mundial Temático Bahia, com o tema Da Bahia a Dacar: enfrentar a crise com integração, desenvolvimento e soberania", realizada na noite da sexta feira, 29, no Teatro Castro Alves, em Salvador/Bahia, contou com a palestra da doutora em política pela École des Hautes em Sciences Sociales (Paris) Susan George com o tema: A convergência das Crises.

Este ano, o Fórum Social Mundial foi realizado de forma descentralizada, em vários países. No Brasil, a décima edição do FSM começou em Porto Alegre. A etapa Bahia do evento teve inicio na sexta feira, 29, indo até hoje, 31, em vários hotéis de Salvador.

De acordo com Susan, a crise financeira que atingiu diversos países em 2008 foi iniciada há 30 anos, com a implantação do neoliberalismo. A cientista afirma que este sistema resultou em diversos problemas mundiais, como a fome que atinge principalmente países asiáticos e africanos.

O economista e pesquisador da Pontifica Universidade de São Paulo (PUC-SP) Ladislau Dowbor defende que o apoio dos governos em discussões que envolvam temas sociais é importante para tentar solucionar as várias crises que o mundo tem enfrentado. Para ele, as ONGs e movimentos sociais são importantes, mas não podem sozinhos resolver as questões críticas.

O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner afirmou "quero dizer que não há Fórum Social do Governo, mas um Governo conquistado pelo povo baiano e que se orgulha de participar e de ouvir a sociedade civil. É por isso que fazemos tantas conferências e seminários. A democracia representativa tem que ser parceira da democracia participativa", enfatizou Wagner.

A delegação da UGT/SE, Cristiano Batista e Vivaldo Eloy, ficaram hospedado no Hotel Imperial, no centro da capital bahiana, ambos participaram da cerimônia de abertura na sexta feira, 29. Já no sábado, 30, pela manhã, participaram do Seminário: Práticas Anti-Sindical, evento realizado no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, em uma ação conjunta da: CTM, UGT, Força Sindical, NCST, e CGTB, onde na oportunidade o sindicalista Canindé Pegado, secretário geral da União Geral dos Trabalhadores - UGT, proferiu palestra com o tema do citado seminário. No mesmo dia, pela parte da tarde, participaram do Seminário Trânsito e Vida, no Hotel Tropical da Bahia, Campo Grande, Salvador, uma ação do Comitê de Estudos e Ações para o Transito e a Vida. Dentro da programação do seminário, que teve inicio na manhã da sexta feira, 29, com a palestra, intitulada "Mobilidade e inclusão social: acessibilidade ao automóvel e os reflexos na sociedade
veículos e vias
motos e bicicletas", com os debatedores: José Léles de Souza. Doutor em Engenharia de Transportes pela USP, Membro do CETRAN-SC e da Câmara Temática de Educação e Cidadania do CONTRAN. - Nazareno Stanislau Affonso. Arquiteto e Urbanista da Mobilidade, Coordenador do Escritório da ANTP em Brasília e do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade, e com os moderadores: Professor Horácio Brasil /BA-STEPS e o senhor Pedro Cardoso Castro/DETRAN BA. Já na tarde do sábado, 30, foi retomado o seminário com a mesa redonda, abordando "O papel das organizações não-governamentais na construção da cidadania no trânsito", com os debatedores: Marcos Musafir, do Rio de Janeiro. Médico ortopedista, presidente da SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. - Ezir Rocha Bomfim. Juíza de Direito do Estado da Bahia. - Mônica Queiroz Melo. Diretora Presidente do Detran/AM e Presidente da Associação Nacional dos Detrans, com os moderadores: Mario Conceição - FENASDETRAN e Armênio Souza - ABRAMET. Seguindo com a palestra "Legislação de Trânsito: Instrumento de garantia da cidadania no trânsito?
Repressão no trânsito: corrige ou onera?
DPVAT - como é arrecadado e como é distribuído o dinheiro?", com os debatedores: Sidnei Schmidt, de Santa Catarina. Advogado, Pós-Graduação em nível de Especialização em Segurança Publica Diretor Administrativo Financeiro do ICETRAN/SC. - Henrique Melo. Major PM/BA. Comandante da 39ª CIPM-BA (Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia) e Instrutor de Legislação de trânsito, e os moderadores: Marcio Luiz Santos. Capital PM/BA. Da Blanco-DETRAN/BA e Helio Liberato de Matos. Professor e Consultor FENASDETRAN. Concluindo o período da tarde, teve a mesa Redonda "Educação para o Trânsito: Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior: Como viabilizar politicamente esta ação?", com os debatedores: Márcia Rangel. Da UFBA. - Luislinda Dias de Valóis Santos. Juíza de Direito do Estado da Bahia
- Alana Márcia de Oliveira. Professora da rede municipal de Salvador-BA. - Luiz Edmundo Campos. Vice diretor da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Já na parte da noite do mesmo dia, tivemos as palestras "Educação para o Trânsito - Desafio e perspectivas para 2010" - "Educação para o Transito nas Escolas de Salvador" - "Inteligência Emocional no Transito" - "Experiência do SEBRA/BA" - "Projeto Criança com Visão" e o "Futuro na mão de olho na Educação". Na manhã do domingo, 31, foi reaberto os trabalhos do Seminário Trânsito e Vida, com a palestra "Agentes mais freqüentes nos acidentes de transito: Sono, álcool, drogas, stress e problemas na visão", com os debatedores: Francisco Hora. Coordenador do Laboratório do Sono do Hospital Português Salvador/Bahia. - Simone Castelluccio. Médica Oftalmologista e membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, e os moderadores: Rodrigo Ramalho.CFC/BA. - Laécio Miranda Braga-PRF/BA. - Abelardo Jose da S. Filho. SINDAUTO/BA. Seguindo da palestra "O transito e seus impactos: Mudanças Climáticas
poluentes Urbanos
Alternativas e reflexos na sociedade", com os debatedores: Ilce Marilia Dantas de Freitas. Da UFBA. - Luís Carlos Café da Silva e Madiagne Diallo, com os moderadores: Alonar Filgueiras de Souza. CapitalRR PMBA. - José Augusto Saraiva Peixoto e Almir de Souza Eloy. Da FUG/BA. Já no período da tarde, em conclusão das atividades do referido seminário, tivemos a palestra "Responsabilidade do Estado: Direito do Cidadão
Multas
Conservação das Vias
Sinalização
Danos aos usuários e Reparação", com os debatedores: Vladnei Ferreira de Lima. ABRAMET/SP. - Fabian Martins e Agberto Pithon Barreto, com os moderadores: Jorge Geraldo de Jesus Rosário. - Charles Sacramento dos Santos. - Hilberto Jorge Duarte Texeira. Major PMBA.

Finalizando a 10ª edição do Fórum Social Mundial Temático Bahia (FSMT-BA) todos saíram em mancha de Ondina até a Barra, em Salvador. O evento contou com a percussão da Banda Didá. A finalização está sendo com um ato show em palco armado na praia do Porto da Barra. A marcha, um dos pontos altos do Fórum, pretendeu dar visibilidade às reivindicações extraídas nos três dias de debates e às resoluções das assembléias dos movimentos sociais

Por: Cristiano Batista (Enviado especial)"