PARTICIPAÇÃO DA UGT NA COP 15

12/01/2010

Foi de suma importância que a UGT- União Geral dos Trabalhadores, através de seus diretores ARNALDO BENEDETTI, Secretário de Relações Internacionais, OTTON MATA ROMA, Secretário de Integração e FATIMA CRISTINA PALMIERI, Secretária Adjunta para Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, participasse deste evento juntamente com a CSI -Confederação Sindical Internacional e a Delegação Brasileira, em um processo histórico e importante como este.

RESULTADO DA CONFERÊNCIA

Apesar das expectativas do mundo inteiro este evento não alcançou o resultado necessário e esperado. Agora resta continuar as negociações de forma fragmentada e isolada e se preparar para a próxima oportunidade, a COP-16, que acontecerá no final de 2010, na cidade do México.

Esta Conferência (UNFCCC), há mais de uma década vem sendo preparada através de reuniões das partes, que acontecem anualmente, com o objetivo de encontrar soluções para as mudanças climáticas. Esta 15ª reunião", era especial, pois visava um acordo climático global com metas quantitativas de redução das emissões para os países ricos e compromissos de redução dessas emissões que pudessem ser mensuradas para os países em desenvolvimento além do auxilio para os países mais vulneráveis.

PROPOSTA SINDICAL

Para os trabalhadores, o resultado não atendeu as expectativas.

As duas propostas do movimento sindical que foram contempladas no "texto preparatório", não foram atendidas de forma clara:

- TRANSICAO JUSTA (Campanha da CSI - Confederação Sindical Internacional) propondo negociações que levem em consideração o emprego e os trabalhadores, preservando os postos de trabalho, adaptando-os, criando novos postos, de forma sustentável, e o

- TRABALHO DECENTE (Campanha da OIT - Organização Internacional do Trabalho, agência da ONU), um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade, e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho.

É importante ressaltar que foi a primeira vez que foi disponibilizado espaço para a participação do movimento sindical em uma conferencia desta natureza, segundo a CSI.

"