18/01/2010
No último sábado, dia 16 de janeiro, sindicalistas de Rondônia e lideranças sindicais do país estiveram reunidos no Hotel Vila Rica, em Porto Velho, em solenidade que marcou a criação da representação da UGT em Rondônia, entidade que é uma das centrais sindicais mais importantes do país.
Diversas autoridades estiveram presentes ao evento, entre as quais o presidente da UGT nacional, Ricardo Patah, o vice-presidente Lourenço Ferreira do Prado, o Secretário de Organização e Políticas Sindicais, Francisco Pereira de Souza (Chiquinho), o Secretário da Diversidade Humana, Mário Rogério de Carvalho Lavigne, o Secretário de Turismo, Manoel Martins Meireles, o vice-presidente da FETHERJ, Luciano David de Araújo, o assessor de Organização Sindical, Luiz Alberto da Silva (popular Betinho), o presidente do Sitracom-RO, Francisco de Assis de Lima, o presidente do Sindecom, Denis de Oliveira, além de representantes de vários outros sindicatos e lideranças políticas e comunitárias.
O evento foi aberto oficialmente às 08 horas e se estendeu até às 13 horas, tempo em que foram debatidos diversos assuntos de interesses dos trabalhadores e também realizou-se gestões para a formação da primeira diretoria da UGT em Rondônia. No transcorrer do evento, diversas autoridades discursaram e falaram sobre a importância do evento.
O presidente da UGT, Ricardo Patah, saudou os presentes e falou de sua imensa alegria em estar presente em Rondônia pela primeira vez, verificando tratar-se de estado pujante e que está em franco desenvolvimento. Citou o caso do investimento nacional na construção de duas grandes usinas hidrelétricas que está impulsionando o comércio da capital e demonstrou a sua tristeza que apesar de crescimento notória, ainda existem alguns problemas serem sanados, principalmente em se tratando de questões ligadas à saúde, em particular as epidemias de dengue e hanseníase (lepra).
Quanto ao evento, ele disse estar muito contente em verificar a quantidade de sindicalistas vindo do interior do estado para somar-se aos da capital, o que possibilitou esse evento histórico para a classe trabalhadora. Ele enalteceu, sobretudo, o trabalho do Secretário Executivo da UGT Nacional e presidente do SITRACOM-RO, Francisco de Assis de Lima, bem como destacou a coragem do sindicalista Denis de Oliveira, presidente do SINDECOM, que coordenou o evento com muito êxito. Também fez um relato da UGT em nível nacional, enfatizando o crescimento da entidade em tão pouco tempo de criação e que hoje reúne mais de 700 sindicatos que representam milhões de trabalhadores, os quais sintetizam o lema Sindicalismo cidadão, ético e inovador".
Falando sobre a acolhida que teve em Rondônia, ele destacou a recepção que teve ainda no aeroporto da capital rondoniense e a demonstração do carinho de todas as pessoas que participaram do evento. "São momentos assim que nunca esquecemos e que nos dão força para continuarmos a caminhada", concluiu.
O presidente do SITRACOM-RO, Francisco Lima, presenteou os visitantes da UGT nacional com peças de artesanato local e na oportunidade falou da importância da vinda de tão importantes autoridades do sindicalismo brasileiro e que estava pronto a somar forças para o fortalecimento da UGT em Rondônia. Ele destacou ainda a presença de sindicalistas do interior, que não mediram esforços em participar do evento e que tiveram como recompensa o fato de testemunharem esse momento histórico para a classe trabalhadora de Rondônia.
Por fim, o coordenador do evento, Denis Oliveira, agradeceu a presença de todos os participantes e ressaltou a importância na unidade para o fortalecimento do sindicalismo brasileiro e falou do seu propósito em dar contribuição para a concretização desse sonho que é a fundação da UGT em Rondônia. Denis destacou a grande liderança que tem o presidente do SITRACOM-RO, Francisco Lima e agradeceu o empenho do companheiro Betinho, Assessor da UGT Nacional, bem como dos auxiliares locais, cujo trabalho foi importantíssimo para o sucesso do evento. Ao concluir o seu discurso, Denis Oliveira falou de sua alegria em ter recebido o presidente nacional, Ricardo Patah e toda a sua comitiva.
Eleição da Primeira Diretoria
Após o encerramento da primeira fase do encontro, realizou-se uma reunião plenária para a formação da primeira diretoria da UGT de Rondônia, que teve como presidente eleito, o presidente do SINDECOM, Denis Oliveira.
Confira abaixo as lideranças que fazem parte da primeira diretoria da UGT/RO, dentre outros
Presidente - Denis Souza de Oliveira
UGT - União Geral dos Trabalhadores