LIBRAS: importante ferramenta de inclusão

22/12/2009

Aprimorando a inclusão das pessoas com deficiências e ampliando a qualidade do atendimento dos trabalhadores, os empregados do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Evanice Gomes de Oliveira
Filipe Petroveski e Sonia de Freitas Toledo Rodrigues, concluíram o curso de LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais no dia 16 de dezembro de 2009.

O curso teve duração de três meses, e este conhecimento é mais um recurso para a luta do Sindicato dos Comerciários, através da Secretária da Diversidade, na inserção de pessoas com deficiência auditiva na sociedade e também no mercado de trabalho. Além de capacitar, o curso transpõem barreiras, com informações e orientações teóricas e práticas para as rotinas de atenção aos deficientes

Ao transpor barreiras de comunicação, o sindicato, através de seus colaboradores, atinge parte da população que necessita de trabalho e emprego, e são muitas vezes discriminados pela deficiência. No Sindicato dos Comerciários recebemos centenas de trabalhadores em busca de informações e este instrumento da linguagem de sinais será aplicado no dia a dia de todos. Inclusive, a proposta é que em 2010 avançamos na qualificação e também na implantação de cursos na entidade, afirma Cleonice Caetano Souza, Diretora responsável pela Secretaria e presente na formatura.

Com iniciativa da Secretaria Municipal do Trabalho o curso também é um recurso para os empregadores que já trabalham com inserção de pessoas com deficiência, cumprindo assim, a Lei 8213 que determina as empresas a contratar pessoas com deficiências de acordo com o número de empregados de seu quadro.

O Sindicato dos Comerciários mantem uma equipe ativa na orientação e fiscalização para as empresas cumprirem com a Lei. Diversas ações são feitas e convênios com entidades de defesa dos trabalhadores e do movimento social tem norteado a direção da entidade no apoio dessas atividades.

Natal Léo, formador da Femaco - Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Ambiental Urbana e Areas Verdes no Estado de São Paulo, e da UGT
membro das Comissões Estadual e Municipal do Emprego de São Paulo, ressaltou a determinação de todos os formandos e a atitude do sindicato e seus colaboradores em aprender, atender e ensinar a Linguagem Brasileira de Sinais na luta por direitos de todos.

Para maiores informações contatar Sras. Sonia ou Evanice através do fone: (11)2111-1825 / 1844.